Incêndio em dois tanques de petróleo deixa dezenas de feridos em Cuba

Um incêndio provocado por um raio em uma instalação de armazenamento de petróleo atingiu a cidade de Matanzas, Oeste de Cuba. O acidente feriu quase 80 pessoas e deixou 17 bombeiros desaparecidos. Segundo autoridades cubanas, eles tentavam evitar a propagação do fogo, que teve início na noite de ontem, durante uma tempestade.

A agência oficial de notícias cubana disse que um raio atingiu um tanque, iniciando o incêndio. Depois, as chamas se espalharam para um segundo tanque.

Newsletter RD

Enquanto helicópteros militares sobrevoavam jogando água sobre as chamas, uma densa coluna de fumaça preta subia da instalação e se espalhava para oeste por mais de 100 quilômetros em direção a Havana.

Roberto de la Torre, chefe das operações de incêndio em Matanzas, disse que os bombeiros estavam pulverizando água em tanques intactos tentando mantê-los frescos na esperança de evitar que o fogo se espalhasse.

Sete dos feridos foram levados para o Hospital Calixto Garcia, em Havana, que tem uma importante unidade de queimados.

O acidente acontece em meio a luta de Cuba contra a escassez de combustível. Não houve informações imediatas sobre a quantidade de petróleo que havia queimado ou estava em perigo na instalação de armazenamento, que tem oito tanques gigantes que armazenam o óleo usado para abastecer usinas geradoras de eletricidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes