Virada Cultural marca o início das comemorações dos 469 anos de S.Bernardo

A prefeitura de São Bernardo vai realizar entre sexta-feira e domingo (dias 5, 6 e 7/08) a quinta edição da sua Virada Cultural que é parte das comemorações do 469° aniversário da cidade. Serão diversas atividades gratuitas entre elas sarau literário, exibição de filmes, apresentações circenses e teatrais, arena gospel e um corujão de skate. Os eventos acontecem em três pontos da cidade: a biblioteca Monteiro Lobato, o Parque da Juventude Cidade Maróstica e o Parque Engenheiro Salvador Arena.

Para falar sobre as atrações o RDTv recebeu nesta quinta-feira (04/08) a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos. Ela explica que a abertura vai acontecer na biblioteca Monteiro Lobato, na sexta-feira (05/08) às 17hs com a exibição de filmes sobre diversidade e também ações da economia criativa da periferia. O público esperado para todas as atividades é de 3 mil a 5 mil pessoas. “A pandemia deixou o setor cultural muito prejudicado e por isso é muito importante essa retomada”, disse a chefe da pasta de cultura e juventude.

Newsletter RD

As atividades que se estenderão pela noite de sexta e madrugada de sábado incluem arena de games, mesas de RPG e exibição de curtas do Festival do Minuto. No sábado (6/8), a partir das 10h, acontecem as oficinas de Avatar de Papel, Audiodescrição para Ilustrações e Xilogravura, o Rolê do LP e discotecagem e a Fanzinada.

Ligia disse que os eventos foram pensados para atender a todos os públicos. “No parque da Juventude vamos ter músicas com artistas da cidade, com cervejas artesanais e a economia criativa e teremos uma novidade este ano que será a Arena Gospel no parque Salvador Arena. Vai ser a primeira vez que vai ter um palco gospel na cidade e vai ser no domingo, dia 7. Ao todo estamos com umas 30 programações com expectativa de público de 3 a 5 mil pessoas. A gente vem totalmente diferente dos anteriores, agora estamos trazendo mais pessoas, porque estamos abrangendo vários segmentos. Cada tipo de público vai ser contemplado de uma maneira. Teremos atividades para todas as idades”.

O parque da Juventude Cidade Maróstica, que fica ao lado do Paço, terá diversas circenses como malabares e perna de pau. “Esse segmento do circo tem muita influência na cidade”, comenta Ligia. O parque terá ainda torneio de Vôlei, praça de alimentação com empreendedores locais e brinquedos infláveis. O sábado à noite terá também o Corujão do Skate que vai até a madrugada de domingo e show com Dada Yute & Royal Reggae Band.

O Parque Engenheiro Salvador Arena (avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos) será palco da Arena Gospel, no domingo (7/8), das 9h às 19h, com 12 grupos de estilos musicais diferentes, apresentação de dança, grupos corais, rap, rock, jazz e, para encerrar, o MPB da cantora Aline Torres.

Ligia destacou o esforço para alavancar as atividades culturais com o arrefecimento da pandemia. “O parque da Juventude retomou 100% das atividades foi uma forma de trazer para  população tudo o que eles não tiveram (na pandemia), que ficou faltando. Todos os equipamentos estão funcionando e alguns estão em reforma, então a gente está com o gás todo com essa retomada”, disse.

Programação

Dentro da programação do segundo semestre, uma das principais atrações será o Circo dos Dinossauros, uma trupe que vem direto do Uruguai e faz sua primeira temporada em São Bernardo. A atividade vai acontecer entre os meses de setembro e outubro, contemplando o mês das crianças. Ele vai ser instalado atrás do ginásio Poliesportivo. No mês de novembro, para comemorar o Dia da Consciência Negra, a prefeitura preparou uma série de atrações culturais com artistas da cidade entre os dias 19 e 20.

No atendimento à juventude a Secretaria mantém a Dajuv, na avenida Redenção, no Centro, um espaço multiuso voltado para os jovens. Cerca de 400 pessoas passaram pelos cursos oferecidos no local no primeiro semestre. “Temos toda a assistência, temos o pessoal do circo, da dança de rua, atividade de grafite então a gente tenta, de forma gratuita, trazer toda essa juventude para utilizar esse espaço que é deles”, disse Ligia Ramos.

E ainda falando de cultura a secretária Ligia Ramos anunciou que a cidade vai realizar no dia 21/08 o Encontro Municipal Políticas Culturais que vai marcar o início de uma agenda para a retomada do Plano Municipal de Cultura. A atividade vai acontecer no teatro Elis Regina de forma  híbrida, parte online e parte presencial.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes