UE: Von der Leyen alerta sobre risco de corte absoluto do gás da Rússia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta quarta-feira, 6/7, que a União Europeia (UE) precisa elaborar uma estratégia emergencial para se preparar para um eventual corte absoluto do gás natural da Rússia em meio à guerra na Ucrânia.

“É óbvio: (o presidente russo, Vladimir) Putin continua usando energia como uma arma. É por isso que a comissão está trabalhando num plano emergencial europeu”, disse Von der Leyen, em discurso a parlamentares em Estrasburgo, na França.

Newsletter RD

A UE já impôs sanções à Rússia, inclusive à parte de sua oferta de energia, e está se esforçando para reduzir a dependência em relação a Moscou. Von der Leyen alertou, porém, que o bloco precisa estar pronto para interrupções no suprimento russo e afirmou que os planos iniciais da UE serão apresentados até meados deste mês. “Se a situação piorar ainda mais, precisamos estar preparados”, disse.

No próximo dia 26, ministros de Energia da UE farão uma reunião extraordinária para discutir a questão, após a divulgação do plano da UE, segundo tuíte da presidência da República Checa, que está ocupando a presidência rotativa do bloco. Com informações da Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes