O Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André) que fica ao lado da estação Prefeito Saladino, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) continua em estado de abandono. As instalações continuam funcionando precariamente e diversas linhas de ônibus que levavam ao interior do Estado e para outros estados deixaram de fazer parada no local. O RD vem fazendo reportagens sobre o Tersa desde o ano passado e a prefeitura de Santo André, responsável pelo contrato de concessão do terminal, não tem se manifestado a respeito.
“Quando o prefeito Celso Daniel inaugurou a rodoviária tinha ônibus para varias cidades do interior paulista como outros estados, hoje a rodoviária está largada. Ela funciona, porém varias empresas não operam mais nesta rodoviária. Vendem passagem para algumas cidades, mas para embarcar nas rodoviárias Tietê ou Barra Funda”, disse o morador Moacir Silva que costumava usar o Tersa para viajar para o interior, como para as cidades de Águas de Lindóia (SP) e Goiânia (GO).
Para Silva o Tersa poderia ser uma peça importante no sistema de transporte interestadual e turístico. “Acho inclusive que deveriam colocar ônibus para Indaiatuba, via aeroporto de Viracopos, uma vez que muita gente viaja de avião saindo de Viracopos, por serem mais baratos os vôos saindo daquele aeroporto. Tiraram a linha da viação Bragança que fazia linha São Bernardo – Monte Sião (MG) que é a capital nacional das malhas. Nessa época a cidade fica lotada de turistas. Dois horários seriam suficientes para atender São Bernardo e Santo André”, analisa.
O consórcio Terminal Rodoviário de Santo André – Tersa I, é o responsável pela administração e conservação do local. A concessão foi feita em 1999 ainda na gestão Celso Daniel (PT), assassinado em janeiro de 2002, e na época a empresa pública que gerenciava o transporte era a EPT (Empresa Pública de Transportes), hoje SATrans. Pelo contrato a empresa que construísse o terminal teria concessão por 25 anos, portanto o consórcio ainda deve administrar o espaço por mais três anos. Em 2004, analisando a concessão o Tribunal de Contas do Estado julgou a licitação regular.
O RD novamente buscou um posicionamento da prefeitura de Santo André sobre o terminal, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno.