Inverno colabora para a transmissão da covid-19; ABC intensifica vacinação

Baixas temperaturas, umidade e maior aglomeração colaboram com a infecção (Foto: Freepik)

O outono terminou nesta terça-feira (21/06) no Brasil e deu início à estação mais fria do ano, o inverno, que se estende até 22 de setembro. Com a chegada de novas frentes frias, a população tende a ficar mais próxima e evitar ambientes ventilados, o que propicia a transmissão de infecções respiratórias virais a exemplo da gripe e covid-19.

Segundo Elie Fiss, pneumologista do Hospital e Maternidade Brasil, desde que as temperaturas começaram a abaixar, os casos de covid-19 têm aumentado, juntamente com outras infecções respiratórias virais. O médico observa um novo surto da covid-19, mas poucas internações em razão do avanço da imunização. “A vacinação funciona muito bem. Não tenho visto um número de pacientes internados na mesma magnitude de outras doenças como ocorreu em outros anos”, afirma.

Newsletter RD

O otorrinolaringologista da Santa Casa de Mauá, Thiago Brunelli Resende, explica que apesar do favorecimento do clima para a propagação da doença, também houve um acentuado aumento de casos da covid-19 durante outras estações do ano. Em entrevista ao RD, o especialista explica que em razão do vírus estar em constante mutação, foram registrados surtos com a variante ômicron logo no início do ano, em janeiro. “Foi em um período quente. Então há de se preocupar sempre com o vírus”, avalia.

Máscara segue como recomendação

Mesmo com o crescimento constante no número de pessoas imunizadas, Fiss aponta que é essencial o uso de máscaras contra a doença. “Recomendo o uso da N95, mas as máscaras descartáveis – se usadas adequadamente – também protegem. Já as máscaras de pano não têm a mesma efetividade na proteção, mas qualquer máscara é melhor que nenhuma”, analisa. Resende complementa que os cuidados precisam ser redobrados. “É preciso continuar o uso de máscaras, trocá-las a cada três horas e higienizar as mãos com álcool em gel”, frisa.

Ainda de acordo com o otorrinolaringologista, a flexibilização do uso de máscaras potencializou as chances de infecção. “É um item que não pode ser abolido, principalmente onde há aglomeração”, avalia. “A população diminuiu o uso das máscaras e, juntamente, também parou de se vacinar contra a doença. Há muitas pessoas que não estão com esquemas vacinais completos ou não se imunizaram. Com isso, os casos tendem a voltar a crescer”, analisa.

Questionado se será preciso continuar com o uso de máscaras mesmo com o esquema vacinal completo, Resende explica que no momento, as vacina não proporcionam imunidade a longo prazo. “Por isso estão criando várias doses da vacina”, afirma. “Ainda não há uma fórmula de longo prazo contra a covid-19. A vacinação tem uma determinada validade e, por um período, ficamos com imunidade, que ao longo do tempo é perdida”, explica o médico.

Aplicação da 4ª dose

No ABC, as cidades (exceto São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) começaram a aplicar a 4ª dose em pessoas acima de 40 anos, conforme diretriz do Ministério da Saúde. Todos os munícipes que forem se vacinar precisam apresentar documento de identidade e comprovante das primeiras doses.

Pessoas que contraíram covid-19 devem aguardar intervalo de 30 dias para receber a vacina.

Veja abaixo a programação:

Santo André

A imunização será realizada exclusivamente mediante agendamento pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid. As doses serão aplicadas em dois pontos drive-thru, na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195 – Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23 – Vila Homero Thon).

São Bernardo

As vacinas estarão disponíveis por livre demanda nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, mediante apresentação do documento de identificação e do comprovante das doses anteriores. O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.

São Caetano

São Caetano iniciou nesta terça-feira (21/6) vacinação de dose de reforço contra covid-19 para moradores com 40 a 49 anos, que já completaram quatro meses de intervalo após a terceira dose. A ação será no Drive Thru da Garagem Municipal (avenida Presidente Kannedy, 2.100 – Olímpico). É necessário fazer agendamento pelo site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos. No dia da aplicação, precisa apresentar documento com foto, protocolo de agendamento, carteirinha de vacinação e comprovante de residência. Os demais, acima de 50 anos ou mais, têm livre demanda em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Diadema

O município passa a aplicar a quarta dose contra covid-19 para pessoas acima de 40 anos nesta quarta-feira (22). No momento, a segunda dose do reforço está liberada para profissionais da saúde, pessoas a partir de 50 anos e imunossuprimidos, além de profissionais de saúde, adultos imunossuprimidos, gestantes e puérperas acima de 12 anos. A aplicação é por livre demanda.

A aplicação da dose está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), se segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. confira os endereços em diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identificação pessoal com foto, CPF e comprovante das doses anteriores.

Mauá

Para as pessoas que iniciaram o esquema vacinal com o imunizante da Jansen (dose única) foi anunciada a terceira dose para maiores de 18 anos e a quarta ao público acima de 40 anos. Ambas devem ser aplicadas quatro meses após o primeiro reforço.

A quarta dose também está sendo aplicada em imunossuprimidos a partir de 12 anos e profissionais de saúde. O grupo inclui trabalhadores que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios. É necessário levar documento que comprove a atuação na área — carteira de trabalho, holerite ou carteirinha do conselho de classe.

A vacinação será realizada nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 funcionam das 9h às 20h. Os usuários devem apresentar documento com foto (RG ou CNH) e a carteira de vacinação com o registro das outras doses.

Ribeirão Pires

O imunizante está disponível nas 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família, das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. No momento, quem busca a vacina são pessoas de 50 anos ou mais. O município aguarda a orientação do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado para liberar a imunização da faixa-etária dos 40+.

Rio Grande da Serra

A cidade ainda não iniciou a vacinação da 4ª dose contra covid-19 para pessoas a partir de 40 anos, pois aguarda o informe técnico do Governo do Estado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes