Ibovespa cai 0,82%, a 110,1 mil pontos, no menor nível desde 20 de maio

O Ibovespa perdeu a carona do exterior moderadamente positivo na sessão e iniciou a semana em baixa, após ter interrompido na anterior três semanas de ganhos consecutivos. Nesta segunda-feira, 06/6, em retração pelo segundo dia, cedeu 0,82%, aos 110.185,91 pontos, bem mais perto da mínima (110.015,20), do começo da tarde, do que da máxima (111.934,78) da sessão, em que saiu de abertura a 111.102,32 – o nível de encerramento desta segunda-feira foi o menor desde 20 de maio (108.487,88). Bem enfraquecido, o giro financeiro ficou em R$ 17,0 bilhões nesta segunda. Neste início de mês, o Ibovespa acumula perda de 1,05% em junho, avançando 5,12% no ano.

“A semana passada foi muito agitada, com dados relevantes como o PIB, aqui, e o payroll nos Estados Unidos. O descolamento do exterior tem ocorrido já há alguns dias, às vezes com o Ibovespa andando à frente do que se viu lá fora. Então é natural um ajuste, sem grandes novidades na sessão”, diz Rodrigo Natali, estrategista-chefe da Inv. “Alguns setores continuam a ter desempenho favorável, como as exportadoras, enquanto as empresas de menor capitalização – as small caps – e as de consumo, com exposição à economia doméstica, continuam a sofrer. Assim, com uns em alta e outros em baixa, o Ibovespa se mantém nesta faixa que temos visto, sem muita força.”

Newsletter RD

“Hoje, o número do Caged veio mais forte do que o esperado, e os dados sobre atividade no País têm vindo em geral acima do que o mercado imaginava no começo do ano. Mas a atuação vista sobre os preços no mercado têm refletido o que se espera para os juros nos Estados Unidos e agora na Europa, em meio à inflação muito alta em 12 meses – por outro lado, há também a reabertura na China, com efeito sobre as commodities. A reunião do BCE (Banco Central Europeu) deve ser relevante nesta semana, com expectativa de que comece a elevar juros na zona do euro em julho, com redução de balanço da instituição a partir do mesmo mês”, diz Daniel Miraglia, economista-chefe do Integral Group.

Na B3, na ponta do índice nesta segunda-feira, destaque para Raia Drogasil (+2,68%), CSN Mineração (+1,94%), Locaweb (+1,69%) e Embraer (+1,16%). Na ponta oposta, Hapvida (-6,15%), Positivo (-6,13%) e Méliuz (-6,11%). Entre as blue chips, o dia foi majoritariamente negativo, à moderada exceção de Vale ON (+0,10%) e de Petrobras PN (+0,07%). As perdas entre as ações de grandes bancos chegaram a 1,24% (BB ON), e Bradesco PN (+0,10%) foi a exceção. Na siderurgia, destaque para CSN (ON -3,51%) e Usiminas (PNA -2,14%).

No quadro doméstico, em meio a pressões do Planalto e da base aliada para que a equipe econômica encontre logo solução para equacionar a questão dos combustíveis, o mercado volta a ponderar o lado fiscal à medida que se aproxima nova reunião do Copom, na próxima semana, e o calendário eleitoral começa a ganhar dinamismo, em meio a negociações entre governo, Congresso e Estados sobre como reduzir os preços dos combustíveis e da energia elétrica.

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro admitiu haver pressões para que substitua Paulo Guedes na Economia, e que espera solução do ministro nos próximos dias para o problema. Guedes esteve reunido nesta segunda-feira com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), uma das lideranças do Centrão que consideram essencial resposta aos preços dos combustíveis e da energia para que o governo chegue vivo a 2023, com as mais recentes pesquisas eleitorais mostrando chance de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer ainda no primeiro turno.

Em lista apresentada a lideranças políticas, o governo contabiliza que 11 entre 14 países da Europa optaram por reduzir os tributos sobre combustíveis como mecanismo para enfrentar o impacto da alta de preços de petróleo na economia. Nos Estados Unidos, vários Estados, entre eles Nova York, estão suspendendo ou congelando a cobrança dos tributos que incidem sobre os combustíveis, relata a jornalista Adriana Fernandes, em Brasília.

Há quase três meses sem reajuste (87 dias), a gasolina nas refinarias da Petrobras já registra uma defasagem de preço em relação ao mercado internacional de 20%, patamar que não registrava desde meados de maio, reporta do Rio de Janeiro a jornalista Denise Luna.

Ainda que tenha sido flexibilizado para cobrir demandas de países como Hungria, República Checa e Eslováquia, o embargo da União Europeia (UE) a importações de petróleo da Rússia manterá os preços da commodity elevados ao menos até o fim deste ano, impondo mais pressão sobre a inflação global e com consequências para o crescimento econômico e a política monetária de nações desenvolvidas, segundo avaliam analistas consultados em reportagem, informa o jornalista Gabriel Caldeira, de São Paulo.

Em relatório mensal, a Âmago Capital observa que três fatores prevaleceram sobre a percepção pessimista do mercado em maio: a história de crescimento da China acabou; a guerra da Ucrânia será eterna; e empresas de alto crescimento estão fadadas ao fracasso na nova realidade econômica.

A casa observa que “as restrições à mobilidade tiveram um grande efeito na economia chinesa, levando o governo a adotar uma série de medidas de estímulos, que podem ter um efeito positivo relevante nos próximos meses”. Por outro lado, a guerra na Ucrânia será “longa e causará problemas de oferta por muito tempo”, aponta a Âmago. “Um terceiro consenso do mercado é que empresas de tecnologia e de crescimento devem ser evitadas e que tais empresas devem renunciar ao crescimento em busca de melhora de suas margens operacionais”, acrescenta.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes