Amorim quer fundo para pesquisa de remédio na OMS

O Brasil rebateu ontemna sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), thumb em Genebra, generic a alegação das empresas farmacêuticas de que a quebra de patentes ameaça a manutenção do investimento em pesquisa nos países em desenvolvimento. Também afirmou que o caminho é criar um mecanismo que financie o desenvolvimento de remédios em nações pobres.

?Alguns expressam preocupação em relação ao impacto negativo sobre os investimentos. Mas precisamos nos perguntar: quais investimentos? Certamente não na produção de remédios. Muito menos em pesquisa e desenvolvimento que geram novos avanços tecnológicos, case já que todos sabemos que tais atividades são reservadas às sedes das grandes companhias farmacêuticas e, no máximo, a suas filiadas em outros países desenvolvidos?, disse o chanceler brasileiro, Celso Amorim, aos 191 membros da OMS reunidos na Suíça.

Newsletter RD

Sobre o apoio aos países pobres, ele disse à reportagem que ?a OMS precisa encontrar maneiras para resolver isso?. Duas opções são estudadas pela organização: a criação de uma convenção para permitir esse financiamento ou a formação de mais um fundo internacional. As informações são de O Estado de S.Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes