Reino Unido aplica sanções contra suposta namorada de Putin e outras 11 pessoas

O Reino Unido aplicou sanções contra Alina Kabaeva e mais 11 pessoas, sob alegação de que elas mantêm relacionamento próximo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo disse o governo britânico em comunicado, há rumores de que Kabaeva – uma ex-ginasta rítmica olímpica – é namorada de Putin, e autoridades dos EUA acreditam que ela é mãe de ao menos três de seus filhos – algo que o Kremlin nega.

Outros alvos das sanções divulgadas nestas sexta-feira incluem a avó de Kabaeva, Anna Zatseplina, a ex-esposa de Putin Lyudmila Ocheretnaya e três familiares do presidente russo. Para além do círculo familiar de Putin, nomes do setor empresarial como Mikhail Klishin, um executivo do Banco Rossyia, e Yuri Shamalov, presidente da Gazfond – o fundo de pensão da estatal Gazprom – também foram alvos.

Newsletter RD

“Estamos expondo e mirando a rede obscura que sustenta o estilo de vida luxuoso de Putin e apertando o vício em seu círculo íntimo. Continuaremos com sanções a todos aqueles que ajudam e favorecem a agressão de Putin até que a Ucrânia prevaleça”, declarou a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss. Com informações de Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes