FEI busca o bicampeonato em competição

O time de futebol de robôs do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vai a Minas Gerais buscar o bicampeonato na Competição Brasileira de Robótica, que acontecerá até quarta-feira (21) na Universidade Federal de São João del-Rei. Os robôs da FEI irão competir na categoria Small Size, também conhecida como F-180. O time é composto por cinco robôs, de 15 cm de altura.

A Competição Brasileira de Robótica 2011, que este ano engloba também o RoboCup Brazil Open e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica, acontece juntamente com o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI). A equipe RoboFEI reúne oito alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação e Controle.

Newsletter RD

Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, além de quatro baterias, de 7,4 volts. O time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 m², onde os robôs são comandados por programa de computador executado em tempo real. Duas câmeras, instaladas a quase 4 m de altura, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofrequência.

A categoria Small Size, também conhecida como F-180, é bastante desenvolvida em todo o mundo por equipes norte-americanas, européias e asiáticas, e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades. A RoboCup busca fomentar e promover a educação, desenvolvimento e a pesquisa em robótica e inteligência artificial.

FEI

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes