As empresárias Luciana Maciel e Paula Maldonado, sócias-fundadoras da Dona do Doce – Bolacharia Gourmet, marca famosa pelas bolachinhas, comemoram o crescimento neste ano com a abertura do terceiro ponto comercial da marca e o primeiro dentro de um shopping center. No dia 9 de abril, uma semana antes da Páscoa foi inaugurada a Dona do Doce dentro do Shopping ABC que já comemora sucesso em vendas.
As duas empresárias participaram do RD Momento Econômico desta quarta-feira (4/5) quando relataram como surgiu a ideia de vender as bolachinhas. “Começou há 10 anos, eu e a Paula tínhamos um sonho de empreender e éramos professoras em uma escola de São Caetano. Tínhamos feito algumas tentativas que não deram certo”, diz Luciana. Paula comentou que assim que começaram a produzir as bolachinhas surgiu a necessidade de um nome para a marca e Luciana sugeriu o nome por acaso. “Ela diz que não se lembra, foi até engraçado, ela disse Dona do Doce, mas jura que não lembra”, diz a empresária entre risos.
Nome
Luciana conta que durante a pandemia da covid-19 as vendas aumentaram bastante, principalmente por encomendas. “Começamos com um serviço de entrega que aumentou na pandemia. Aumentou mais ou menos 20%, aí fizemos ajustes na produção e mesmo na pandemia não demitimos, continuamos com a mesma equipe”. Paula diz que justamente porque as coisas estavam difíceis com a pandemia é que os clientes buscaram mais o produto, pois ele remete a carinho, não só com o produto em si, mas com a embalagem e a forma como é apresentado. “Percebemos que os nossos clientes queriam continuar consumindo nosso produto, tinha de continuar dando vazão a isso. Nosso produto ia como um aconchego, um acalento”, comenta a sócia-proprietária.
Shopping
Luciana Maciel diz que produtos novos foram lançados para o Dia das Mães como é costume da Dona do Doce criar novos sabores e combinações para datas comemorativas. “Esse ano lançamos três sabores e para o Dia das Mães um coração de chocolate que representa o coração de mãe. Estamos recebendo muitas encomendas, esse ano está muito diferente por conta desse espaço que nós abrimos no Shopping ABC no dia 9 de abril e o retorno foi muito bom de vendas na Páscoa e agora para o Dia das Mães”, afirma.
A Dona do Doce tem lojas em São Caetano e na rua Oscar Freire, na Capital. Com o novo ponto de vendas no Shopping ABC a expectativa de crescimento é de 30% neste ano. Paula também comenta sobre a boa aceitação da loja nova. “A gente aborda mais pessoas com a loja do shopping, clientes que não tinham contato com a marca, porque as outras duas unidades são lojas de rua”.
Os sabores que acompanham as bolachinhas são fator de grande sucesso da marca. Atualmente são 12 sabores que são criados pela cozinha e contam com sugestões dos clientes e também tendências do mercado. “Começamos com o doce de leite e depois os tradicionais chocolate, ganache e goiabada. Escutamos os clientes e alguns sabores que são solicitados são testados na nossa cozinha. Temos uma equipe de segurança alimentar e de produção que está antenada no que está acontecendo, além do que a gente vai encontrando no mercado”, explica Luciana. Ainda sobre os sabores Paula diz que, apesar da variedade, o recheio de doce de leite é o carro chefe e representa 60% do faturamento. “Temos mais de 12 sabores. Temos vários produtos também, mas a base é sempre a nossa bolacha. A gente fala que a Dona do Doce foi sendo construída aos poucos e continua nesse processo de construção. Nasceu de forma caseira, natural, aos poucos. Esse processo de transformação é contínuo”, diz.
Franchising
A transformação envolve também a expansão que continuará, ao menos por enquanto, com lojas próprias, segundo as sócias, mas o modelo de franchising não está descartado. A próxima loja já está em estudo e deve ser na Capital. Mas a expansão mesmo será nas vendas online que será o principal foco nos próximos meses. “Vamos focar nossa energia no e-commerce. A gente sente essa necessidade muito grande que atende um raio muito maior que loja física”, disse Paula Maldonado.
A loja de São Caetano, que fica na rua Piauí, 985 vai funcionar normalmente até a véspera do Dia das Mães, no sábado funciona até as 15h. A loja da Oscar Freire, que funciona no numeral 285, da elegante rua paulistana, estendeu o horário até as 19h do sábado. Para os filhos que costumam deixar para comprar o presente na última hora a opção é o Shopping ABC, onde a loja vai funcionar das 10 às 22h, inclusive no domingo (8/5). Informações em
e nas redes sociais.