Moradores de S.André sofrem com acúmulo de lixo nas ruas

Ausência de lixeiras acarreta acúmulo de lixo no bairro – Foto: acervo pessoal

Moradores do bairro Utinga, em Santo André, têm sofrido com o acúmulo de lixo no Largo de Utinga, ao lado da estação, pela ausência de lixeiras para descarte. Na Travessa da Paz, quem passa pela calçada enfrenta dificuldades para caminhar e precisa ir para o meio da rua para conseguir atravessar. Alguns moradores relatam, ainda, que é possível ver ratos e pombos em meio ao lixo.

A moradora Francisca Helena conta que há um ano foi construída uma quadra esportiva na rua, mas desde então não foram instaladas lixeiras na região – apesar do aumento de circulação de pessoas no local. Já o morador Eliel Queiroz Barros, que utiliza a estação para se locomover para o trabalho, relata a dificuldade para andar na calçada. “Semana passada passei no local e tinha tanto lixo que não consegui andar”, reclama indignado.

Newsletter RD

Os moradores relatam que o fluxo de pessoas no local é intenso, com crianças e jovens que jogam na quadra, moradores e passageiros que utilizam a estação todos os dias. Apesar disso, o lixo acumulado não é recolhido, o que pode acarretar ao surgimento de diversas doenças pelo descarte incorreto, além de atrapalhar a passagem.

Resposta

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informa que vistoriou o local na tarde desta quinta-feira e constatou que há resíduos acumulados em um ponto da praça em questão. A autarquia já abriu ordem de serviço para avaliação e acompanhamento do problema de descarte irregular de lixo. Também será programada uma coleta especial para remoção dos resíduos.
Sobre a questão das papeleiras, a autarquia informa que logo após a reinauguração da praça, foram instaladas lixeiras no local. No entanto, todos os equipamentos foram depredados. Diz, ainda, que procederá com instalação de novos equipamentos,  mas em caso novos problemas,  será inviável realizar a reposição.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes