Presidente da Comissão Europeia já fala em sexta onda de sanções contra a Rússia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta sexta-feira, 8, que o bloco impôs pesadas sanções contra a Rússia e já está preparando uma sexta onda de medidas por conta da incursão do país na Ucrânia. Em visita a Kiev, a dirigente disse que a União Europeia está mobilizando seu poder econômico para fazer o presidente russo Vladimir Putin pagar pelas suas ações.

Em seu Twitter, von der Leyen escreveu ainda que a “Rússia descerá, enquanto a Ucrânia marcha em direção a um futuro europeu”.

Newsletter RD

Mais cedo, a presidente avançou com os processos de admissão da Ucrânia na União Europeia junto ao presidente do país, Volodymyr Zelensky.

As expressões de von der Leyen vem em meio à reafirmação de líderes europeus sobre o aumento de pressão contra a Rússia.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disseram nesta sexta que pretendem continuar a enviar armas defensivas para os ucranianos e também sobre novos passos para pressionar Moscou na frente econômica.

Scholz mencionou o trabalho alemão para reduzir sua dependência da Rússia no setor de energia.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes