China: novos empréstimos caem mais do que o esperado em fevereiro

Os bancos da China reduziram significativamente a concessão de empréstimos em fevereiro, que havia sido recorde no mês anterior, em meio a questões sazonais e demanda fraca.

Em fevereiro, os bancos chineses liberaram 1,23 trilhão de yuans (US$ 194,6 bilhões) em novos empréstimos, montante bem inferior ao volume recorde de 3,98 trilhões de yuans repassado em janeiro, segundo dados publicados hoje pelo PBoC, como é conhecido o banco central do país.

Newsletter RD

A cifra de fevereiro também ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela reportagem, que previam 1,5 trilhão de yuans em novos empréstimos.

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, também sofreu drástica redução entre janeiro e fevereiro, de 6,17 trilhões de yuans para 1,19 trilhão de yuans.

A base monetária da China (M2), por sua vez, teve acréscimo anual de 9,2% em fevereiro, perdendo força ante a alta de 9,8% de janeiro. A projeção do mercado para fevereiro era de incremento de 9,6%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes