Paciente reencontra família após 26 anos

Mais uma família de um usuário do serviço de saúde de São Bernardo do Campo teve um final feliz. Desaparecido há 26 anos, o paciente da Residência Terapêutica Masculina de São Bernardo, Miguel Ribeiro, finalmente reencontrou nesta sexta-feira (2) seus familiares. Essa é a terceira vez que o serviço médico da cidade consegue contatar os familiares de um atendido com transtornos psíquicos.

Durante o aniversário de um ano do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), comemorado nesta quarta-feira (31/8), foi realizada uma apresentação de capoeira na qual Miguel participou e mostrou bastante afinidade com a manifestação cultural. Em seguida, começou a relembrar que havia treinado com o mestre Zulu e estudado em um curso supletivo na Escola Estadual Ernestino Lopes da Silva, localizada na Zona Sul de São Paulo.

Newsletter RD

A equipe da Residência Terapêutica Masculina entrou em contato com a instituição de ensino e localizou a vice-diretora Luci Billig Costa, que tinha sido professora do paciente. Ela, por sua vez, encontrou os familiares de Miguel, que residem em uma colônia alemã em São Paulo.

Miguel, que foi interno do Hospital Lacan durante 10 anos, possui uma mãe com 80 anos e mais 10 irmãos. Um deles, Benedito João Ribeiro, foi quem o visitou e trouxe alguns documentos, como a carteira profissional do paciente. Ele conta que o transtorno mental de Miguel iniciou entre os 15 e 17 anos, ainda quando trabalhava em uma oficina mecânica. Depois foi internado em um hospital psiquiátrico em Sorocaba e, no dia seguinte do Natal, no qual passou com a família, desapareceu. Os familiares o procuraram em hospitais, delegacias e até no Instituto Médico Legal (IML).

Este fim de semana Miguel passará na casa da família e, na segunda-feira (5/9), retornará à Residência Terapêutica Masculina. O paciente estava participando do Movimento de Alfabetização do ABC (MOVA). O CAPS III de São Bernardo irá ainda acompanhar Miguel durante o período de transição e entrará em contato com a Prefeitura de São Paulo a fim de localizar um serviço psiquiátrico próximo de sua nova residência para que continue o tratamento.

Agora, de posse dos documentos, a Prefeitura de São Bernardo pode solicitar a participação do paciente no programa de Volta para Casa, do Governo Federal. A iniciativa é promover a reintegração social de pessoas com histórico de longa internação hospitalar por razões psiquiátricas. O benefício concedido será de R$ 341 mensais, pago por um ano, e pode ser renovado caso o beneficiário não apresente, depois desse período, condições de uma completa reinserção à sociedade. Essa avaliação é feita pela equipe médica que acompanha o usuário.

Outro benefício será a participação na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que ampara a família, maternidade, infância, adolescência e velhice, crianças e adolescentes carentes, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e a promoção da integração à vida comunitária.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes