Moradoras de Santo André enfrentam dificuldades para realizar a renovação do cartão especial da AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), em razão da demora para emissão e análise do benefício.
Jéssica Silva Dantas, confeiteira e mãe de Rafael, autista, está na espera da análise do cartão desde 16 de fevereiro. A moradora foi orientada que realizasse a renovação do benefício e aguardasse a análise. “Estou há quase um mês aguardando, mas disseram que é normal demorar”, diz. O cartão de seu filho ainda está ativo, mas a moradora teme que o cartão seja bloqueado e tenha que pagar as três passagens semanais do próprio bolso para levar o filho nas consultas.
Rosangela de Oliveira, surda devido à sequelas de meningite, também não consegue realizar o agendamento devido a análise. Sua irmã Regiane Oliveira relata que a AESA dificulta a renovação do benefício por ser um processo demorado e burocrático. Todos os anos ela realiza com a irmã o exame de audiometria e envia todos os laudos para que ela consiga o vale transporte, mas desde 2021 não consegue a renovação. “Eu não consegui renovar para minha irmã porque toda vez eles pedem um documento a mais e quando levamos os laudos e documentos eles dizem não estar corretos”, relata.
Regiane relata que percebeu mais casos como o de sua irmã e que a AESA tira o direito dos passageiros em ter o cartão especial. “Minha irmã conseguiu um trabalho, mas metade do seu salário atualmente é investido no vale transporte”, diz. Rosangela está com um novo laudo do exame de audiometria e tentará novamente o benefício.
Resposta da Empresa
Em nota, a Prefeitura de Santo André esclarece que, em relação às reclamações sobre a renovação dos Cartões PNE, a AESA informou que os cartões estão ativos permitindo o seu uso regular. Para as renovações não existe mais necessidade de agendamento ou comparecimento na AESA, basta apenas encaminhar os documentos necessários, para cada caso, por meio do atendimento on-line do site. Se houver alguma necessidade de comparecimento na AESA este será feito com agendamento prévio.
A empresa relata que Jéssica não enviou todos os documentos necessários para renovação do cartão de seu filho e Rosangela não fez a solicitação de recadastro na AESA.