Sem teto ocupam terreno em Diadema e deixam área após ação da prefeitura

A GCM acompanhou a desocupação da área. (Foto: Redes Sociais)

Um grupo de sem teto ocupou um terreno da prefeitura de Diadema no Jardim Inamar, na noite de sexta-feira (25/02) e acabou deixando a área no início da tarde deste sábado (26/02). Foram mais de 12 horas de negociação com a Guarda Civil Municipal e o secretário municipal de Habitação, Ronaldo Lacerda. Os ocupantes da área chegaram publicar vídeo em rede social acusando a administração de impedir a entrada de água e comida no terreno, já o secretário disse apenas que foi impedida a entrada de materiais para a construção de moradias na área que faz parte do terreno do DLU (Departamento de Limpeza Urbana) que faz o transbordo do lixo recolhido na cidade.

Segundo Lacerda a invasão do terreno público aconteceu durante a noite e alguns barracos de lona preta foram improvisados no terreno. “Por volta das 21 horas cerca de 250 pessoas entraram no imóvel segundo o levantamento da GCM. Ficamos monitorando à noite para evitar a entrada de material e hoje pela manhã tinha por volta de 40 pessoas ainda permaneciam no local. Durante a noite elas foram saindo”, explicou Lacerda.

Newsletter RD

A prefeitura apresentou uma proposta para os manifestantes que rejeitaram e deixaram a área pouco depois do meio-dia. “Eu estive lá, por volta das 11 horas, levei uma proposta para eles, de bolsa aluguel, até para identificar a necessidade real de moradia. O advogado que os representava também esteve lá e apresentamos essa proposta para ele, mas eles acabaram não aceitando e resolveram deixar o local pacificamente. Por volta das 14hs já não tinha mais ninguém na área”, relatou o secretário de Habitação.

Após a saída dos ocupantes a prefeitura fechou a entrada do terreno. O RD tentou entrar em contato com integrantes do movimento que ocupou a área, mas eles não responderam ao pedido de entrevista. O espaço está aberto para o posicionamento do movimento.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes