FMABC abre vagas para estudos sobre asma

Pesquisas são direcionadas a homens e mulheres com mais de 18 anos (Foto: Divulgação)

A disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC inicia em setembro triagem de pacientes para quatro estudos sobre asma. As pesquisas são direcionadas a homens e mulheres com mais de 18 anos que apresentem a doença de maneira persistente (sintomas constantes) nos níveis leve, moderado ou grave. O tratamento é totalmente gratuito e tem duração média de 16 semanas.

Para participar dos estudos, os pacientes devem ter asma há pelo menos um ano, não ter mais que duas internações ou ida ao pronto-socorro no último ano e não fumar há pelo menos seis meses. Mulheres grávidas ou com intenção de engravidar não podem participar.

Newsletter RD

A triagem inicial é feita por telefone. Os pacientes passam por entrevista que inclui itens como histórico da doença, medicações administradas anteriormente e doenças associadas, entre outros. Todos os que se enquadram nos critérios dos estudos são agendados para a prova de função pulmonar – exame específico para verificação da capacidade do pulmão.

Doença
A asma é uma doença inflamatória que ocorre nos brônquios e se caracteriza por crises de falta de ar, tosse, chiado e opressão no peito. Pode ser desencadeada por vários fatores, entre os quais mudanças climáticas e inalação de alérgenos (como poeira ou mofo), além da associação com outros fatores, como refluxo gastroesofágico.

Quando o problema aparece de maneira leve, em geral os sintomas ocorrem uma vez por semana e não influenciam significativamente a qualidade de vida do paciente. O tratamento é feito à base de antiinflamatórios. Na asma moderada, os sintomas aparecem mais que duas vezes por semana e interferem no dia-a-dia, com sono interrompido e perda de dias de trabalho/escola por conta de crises, que podem durar mais do que um dia. O tratamento é feito com antiinflamatórios inalatórios em associação com broncodilatadores. Já na asma grave, os sintomas são contínuos e diminuem significativamente a qualidade de vida do paciente, provocando idas constantes ao pronto-socorro e internação. Muitas vezes torna-se necessário uso prolongado de corticóides orais durante o tratamento.

Serviço
Interessados em participar dos estudos sobre asma devem entrar em contato com o Setor de Pneumologia localizado no Anexo 2 da Faculdade de Medicina do ABC (avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André). A triagem telefônica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h pelo 4438-3558.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes