Hospital Mário Covas busca doação de leite humano

Cadastramento de novas mães é necessário para manter o estoque (Foto: Freepik)

O estoque de leite humano é fundamental para atender crianças lactentes internadas e recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. No momento, a quantidade de leite disponível na unidade está no limite de segurança para atender aos bebês internados na ala. Muitas mães não podem amamentar os filhos e, para suprir as necessidades, o hospital busca doadoras, uma vez que o HEMC não dispõe de maternidade.

A redução no número de doadoras ocorre com o fim do período de amamentação. O cadastramento de novas mães é necessário para manter o estoque. Com esse objetivo, o hospital faz permanente campanha para destacar a importância do leite materno para a saúde das crianças. As doadoras não precisam se preocupar com deslocamentos até o hospital, pois farão a coleta em suas casas.

Newsletter RD

“As crianças precisam urgentemente de leite materno. Atualmente trabalhamos somente com o leite necessário para atender à demanda dos bebês internados, sem reserva”, destaca o Dr. Luiz Fernando Trigo, coordenador da UTI Neonatal.

O HEMC dispõe de unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal que recebem pacientes encaminhadas pela central de regulação estadual para tratamento especial ou de alta complexidade. Muitas crianças estão em estado grave. Por isso, o leite materno é essencial para a reabilitação.

Como doar

Para doar, as mães devem estar amamentando e ter boa quantidade de leite. Basta ligar para o hospital para realização do cadastro. Uma técnica em nutrição do HEMC irá até a casa da mãe para verificar se a mesma está habilitada a doar leite (verificação de exames de pré-natal e sorológicos, como de sífilis e HIV). As mães aptas recebem o kit de coleta, composto por frascos, máscara e touca, e passam por orientação sobre técnica de ordenha manual e modo de higienização e armazenamento (congelamento) dos frascos. Uma vez por semana os frascos de leite são retirados nas casas das doadoras. Não há prejuízo para seus bebês.

O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h. O telefone para mais informações e solicitação de visita é (11) 2829-5021.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes