Volume de serviços em dezembro ficou 6,6% acima do nível pré-pandemia, diz IBGE

A alta de 1,4% no volume de serviços prestados em dezembro ante novembro confirmou a recuperação total das perdas do setor com a pandemia de covid-19. No último mês de 2021, o nível de atividade estava 6,6% acima do verificado em fevereiro de 2020, último antes de a covid-19 se abater sobre a economia brasileira, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A atividade também atingiu em dezembro o maior nível desde agosto de 2015. Ainda assim, o volume de serviços prestados está 5,6% abaixo do pico da série histórica da PMS, iniciada em 2012, que foi registrado em novembro de 2014.

Newsletter RD

Segundo Rodrigo Lobo, gerente da PMS, o movimento de recuperação que levou o volume de serviços prestados acima do nível anterior ao visto antes da pandemia foi puxado pelas atividades voltadas para a demanda das empresas. O destaque são os serviços de tecnologia da informação (TI), que atingiram em dezembro de 2021 o recorde da série histórica, com um nível de atividade 48,9% superior ao visto em fevereiro de 2020.

Com a alta de 1,4% em dezembro, o volume de serviços prestados fechou o quarto trimestre com alta de 0,4% ante o terceiro trimestre de 2021. No ano, o avanço foi de 10,9%, a maior variação anual já registrada na série da PMS.

De acordo com Lobo, o bom desempenho em 2021 se deve, em parte, pelo fato de o setor de serviços ter levado mais tempo em seu processo de recuperação, já que muitas de suas atividades dependem do contato presencial, na comparação com as retomadas vistas na indústria e no comércio varejista.

“O delay na recuperação (em relação a outros setores da economia) trouxe uma base de comparação, em 2020, comprimida. Isso traz uma escala maior de crescimento em 2021 para os serviços”, afirmou Lobo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes