Santo André lançou oficialmente nesta quarta-feira (9/2) a Escola de Governo do Executivo Andreense (Egea). O projeto de lei que cria a iniciativa foi aprovado no final de 2021 pela Câmara.
A Escola de Governo nasce com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento da formação profissional dos servidores públicos, através da estruturação de um órgão exclusivo para essa finalidade. A proposta é colocar em marcha um programa no âmbito da gestão pública, para formar e capacitar os servidores quanto à capacidade gerencial e a implementação de políticas públicas.
O primeiro passo será a formação do Conselho Gestor, que terá membros natos de diferentes secretarias e diretorias, além dos membros eleitos, oriundos do corpo de servidores estatutários. O presidente da Escola de Governo será o prefeito Paulo Serra. Dentro da formação e capacitação dos servidores estão estipulados oito programas e 27 projetos, contando ainda com o apoio da Fundação Santo André.
Como destaque está o programa “Servidor do Futuro”, onde através de concurso público serão contratados trainees. Metade da carga horária de trabalho será destinada aos estudos no curso de Tecnólogo em Gestão Pública, que irá durar três anos. A expectativa é de que a primeira turma seja iniciada em agosto deste ano. Outras ações passam pela formação de um Centro de Pesquisa e Fomento à Inovação Pública, além do programa de pós-graduação para os servidores efetivos da administração.
Nos próximos meses, a Escola de Governo dará andamento no plano de implantar as ações, buscando espaço físico de aulas, além de formar uma escola virtual, para abranger o maior número possível de servidores. Após a criação do Conselho Gestor, o orçamento será aprovado. O valor gira em torno de R$ 2 milhões. A expectativa é formar cerca de 3 mil servidores até 2024.