Moradora de Diadema enfrenta dificuldade para usar Cartão TOP

(Foto: Divulgação)

O Cartão TOP é o novo sistema de transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), em substituição ao Cartão BOM. O novo cartão entrou em vigor dia 5 de novembro mas, desde então, moradores alegam problemas para recarregar o bilhete e abusos de venda casada.

Quem pediu o cartão pelo aplicativo pode optar por receber em casa (mediante pagamento da taxa), ou realizar a retirada em um dos postos físicos, geralmente uma loja das Pernambucanas. Dinorah Aparecida Lopes, nutricionista, optou em buscar seu cartão pessoalmente e percebeu a venda casada. “Me disseram que só fazem o cartão de transporte junto com o cartão de crédito, mas não quero essa opção”, relata ao citar que a opção de crédito possui a anuidade de R$ 16,90 em 12 parcelas, cobrada de quem possui o cartão nesta função.

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Outro problema enfrentado é a dificuldade em recarregar o bilhete. Dinorah conta que não conseguiu recarregar o cartão através do site e aplicativo porque o cartão aparece como “inexistente”, e pessoalmente no Terminal Metropolitano de Diadema não há maquininha para efetuar a recarga.

Com a demora do atendimento, a nutricionista entrou em contato com a Autopass – gestora de sistemas de bilhetagem eletrônica, e relatou os problemas no app. “Entrei em contato também com a Prefeitura, mas não tive solução, um joga o problema para o outro e demora demais, principalmente o atendimento pelo WhatsApp.Meu marido até agora não conseguiu fazer o cartão dele”, diz. Nas redes sociais, o Cartão TOP também recebe reclamações de estudantes e trabalhadores que não estão com o cartão em funcionamento.

EMTU responde

Em nota enviada nesta quinta-feira (10/02), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) informou que ao solicitar o cartão TOP, seja pelo aplicativo ou com agendamento para retirada, o cliente tem sempre a opção de escolher entre Cartão TOP Transporte ou o cartão híbrido. “As recargas podem ser feitas por meio do aplicativo TOP, WhatsApp TOP no 11. 3888 2200 ou em máquinas de autoatendimento instaladas nas estações do Metrô e da CPTM”.

Segundo a empresa, a cliente mencionada na reportagem solicitou o cartão, inicialmente via aplicativo, mas sem a escolha da opção TOP Transporte. “Foi emitido, assim, um Cartão TOP Conta Digital, posteriormente cancelado pela cliente”. Um novo cartão foi solicitado em uma das lojas credenciadas, o que gerou duplicidade de cadastro, impossibilitando novas recargas.

A Autopass, empresa responsável pela gestão de sistemas de bilhetagem eletrônica das linhas intermunicipais da EMTU e do transporte público por trilhos na Capital e na Região Metropolitana, esclarece que houve indisponibilidade pontual no sistema de emissão do Cartão TOP Transporte em algumas unidades credenciadas nos últimos dias.

“Como os cartões possuem funcionalidades distintas, é possível que a emissão de um tipo de cartão esteja momentaneamente indisponível e a outra não. Quando isso ocorre, orientamos que o atendente informe sobre a impossibilidade da impressão imediata do cartão e indique que o usuário aguarde em loja alguns instantes até o sistema se restabelecer ou retorne à loja, em outra ocasião, sem a necessidade de fazer um novo agendamento”, completa a empresa ao frisar que também disponibilizam, a partir desta semana, a possibilidade do passageiro receber o cartão em domicílio sem custo no caso de indisponibilidade do serviço.

Clientes que tenham, eventualmente, retirado o Cartão TOP com a função adicional Débito ou Crédito, em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a nossa central do atendimento do TOP no 11.3888-2200.

Pernambucanas

A Pernambucanas informa que suas lojas credenciadas oferecem aos usuários de transporte público de São Paulo duas opções de Cartão TOP, ficando a cargo do usuário escolher se deseja o cartão TOP Transporte, sem os serviços financeiros atrelados, ou o cartão TOP híbrido, que agrega serviços financeiros da Pefisa (com liberação sujeita à análise prévia). A varejista reitera que a escolha entre os cartões é uma decisão exclusiva do solicitante.

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