Dados de comércio e serviços mostraram evolução melhor que a esperada, diz ata

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central destacou, na ata de seu último encontro, que indicadores recentes relacionados à atividade brasileira tiveram desempenho “ligeiramente” melhor que o esperado no fim de 2021. “Indicadores relativos ao comércio e serviços mostraram evolução ligeiramente melhor que a esperada em novembro, enquanto a indústria apresentou recuperação em dezembro. Indicadores do mercado de trabalho mostraram recuperação consistente de empregos no último trimestre de 2021”, disse o comitê, na ata.

Quanto à atividade este ano, o colegiado afirmou que continua avaliando que o crescimento tende a ser beneficiado pela agropecuária e pelo processo “remanescente” de normalização da economia, apesar da elevação dos prêmios de risco e do aperto mais intenso das condições financeiras.

Newsletter RD

“Para 2022, se por um lado a elevação dos prêmios de risco e o aperto mais intenso das condições financeiras atuam desestimulando a atividade econômica, por outro, o Copom segue avaliando que o crescimento tende a ser beneficiado pelo desempenho da agropecuária e pelo processo remanescente de normalização da economia – particularmente no setor de serviços e no mercado de trabalho.” Mas pondera que os índices de confiança seguem mostrando deterioração e questões climáticas afetaram projeções para importantes culturas agrícolas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes