Diadema adota volta escalonada às aulas a partir de terça-feira (8)

Estudantes serão divididos em turmas para o volta às aulas escalonado (Foto: Dino Santos/PMD)

Diante do aumento do número de casos de covid-19 nas últimas semanas, a Secretaria de Educação de Diadema vai adotar temporariamente retorno escalonado dos alunos da rede municipal. Decreto publicado nesta sexta-feira (4) detalha as regras da volta às aulas, que está prevista para a próxima terça-feira (8).

Os estudantes serão divididos em duas turmas (A e B) e terão aulas intercaladas. Ou seja, quem é da turma A, vai presencialmente à escola às segundas e quartas. A turma B terá aula presencial às terças e quintas. A estratégia foi adotada juntamente com a Secretaria da Saúde e o gabinete para evitar a aglomeração de crianças nas salas. Nenhum conteúdo pedagógico será desfalcado, pois atividades serão repassadas aos estudantes no período de aula em casa.

Newsletter RD

Além disso, as sextas-feiras serão reservadas para retirada do material e atividades pedagógicos e também para reforço de estudantes do Ensino Fundamental que tiveram prejuízo de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. Nesta segunda-feira (7) acontece reunião de pais e mães de alunos com a direção das escolas.

“Estávamos preparados para volta integral às aulas. Reformamos diversas unidades por meio do Programa Escola Bem Cuidada, os professores estavam motivados. Mas estamos em um período crítico de contaminação por causa da variante ômicron. É uma medida temporária, paliativa, de cuidado com as nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.

Todas as medidas sanitárias serão adotadas nas escolas, como distanciamento, álcool em gel e máscaras. A direção também vai averiguar a vacinação dos estudantes – crianças a partir de 5 anos já podem tomar as doses.

“Esperamos que esse período passe o quanto antes. Estamos quase que semanalmente reunidos em comitê junto com técnicos da Saúde para acompanhar a situação em Diadema. Todo mundo precisa fazer sua parte. A vacinação é um bloqueio para o vírus. O uso de máscara, álcool em gel e distanciamento são armas importantes para que possamos vencer de vez esse vírus e retomar toda rotina escolar, algo tão importante para o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou Ana Lúcia.

Em Diadema, a média de casos em dezembro não ultrapassava os 10 registros diários. Em janeiro, diante do avanço da variante ômicron, houve aumento do número de casos, com média ultrapassando dados diários de 200.

Creches e EJA

Para alunos matriculados nas creches de Diadema, o retorno presencial será todos os dias, mas com escalonamento de turno. As crianças também serão divididas em turmas, sendo uma comparecendo às unidades pela manhã e a outra, à tarde. “As mães e pais não ficarão desassistidos”, assegurou Ana Lúcia.

Para o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), o retorno será integral. Segundo a secretária, é uma forma de evitar a evasão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes