Diadema ganha 5,7 km de ciclofaixa permanente

Ciclofaixa permanente foi implantada na avenida Dr Ulisses Guimarães, na Vila Conceição. (Foto: Igor Andrade/ PMD)

Este foi um domingo de festa na avenida Ulysses Guimarães, em Diadema, que ganhou 5,7 km de ciclofaixa em ato realizado no período da manhã durante o 3º Passeio Ciclístico, uma das atividades em comemoração aos 62 anos da cidade. Centenas de amantes do pedal de vários coletivos prestigiaram a inauguração desta que é a primeira ciclofaixa permanente da cidade. O prefeito José de Filippi Júnior disse que a cidade precisa mostrar que sabe, na sua convivência, dar prioridade ao ser humano. “Vamos valorizar as pessoas e construir uma cidade mais humana, mais amiga das pessoas, mais amiga do meio ambiente”, disse.

O prefeito avisou que planeja construir bicicletário ao lado dos dois terminais rodoviários da cidade, e que vai continuar inaugurando ciclofaixas e ciclovias: “Vamos tirar espaços do automóvel e dar aos ciclistas e pedestres”. José Evaldo, secretário de Mobilidade e Transporte, disse que os 5,7 km de ciclofaixas entregues naquele momento são os primeiros dos 130 quilômetros a serem construídos, conforme o Plano de Mobilidade Urbana aprovado na Câmara. “Vamos ter, literalmente, um eixo para que possamos andar de bicicleta com segurança em Diadema, com melhoria da saúde e do meio ambiente”, comentou.

A implantação da ciclofaixa permanente exigiu mudanças na rotina da avenida, principalmente em relação ao estacionamento de automóveis e caminhões, que passaram a ser proibidos nos horários de pico. A equipe de Participação Popular, da secretaria de Planejamento e Gestão, visitou as indústrias, o comércio e as residências da avenida para conversar sobre as mudanças advindas da ciclofaixa. “Tivemos algumas resistências, mas não foi difícil convencer as pessoas da importância de implantarmos as ciclofaixas na cidade, onde cada um cede um pouco em nome do coletivo”, disse Dejanira Maria, coordenadora da equipe.

Durante a inauguração, a criançada também mereceu atenção com os brinquedos infláveis ali instalados pela secretaria de Esportes. A secretária Luciana Avelino disse que a ciclofaixa é resultado de um grande debate realizado com a comunidade. “É uma inauguração muito significativa para todos os esportistas e ciclistas da cidade, e também para aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte”, disse.

Cicloativista 

“As ciclofaixas são a salvação das cidades”, disse a fotógrafa e videoreporter Renata Falzoni, pioneira na valorização do uso da bicicleta no Brasil, que esteve na inauguração da ciclofaixa. “Este é um momento de felicidade. A esmagadora maioria da população nas cidades atormentadas por congestionamentos gostaria de não depender de automóvel, que ocupa muito espaço e faz com que os trabalhadores fiquem morando longe dos empregos”, comentou.

Receba diariamente o RD em seu Whatsapp
Envie um WhatsApp para 11 99927-5496 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.

Comentários