O feriado do Dia de Consciência Negra, que ocorre neste sábado (20), marca um dos grandes momentos do Kizomba deste ano. Para celebrar a data, a Festa da Raça (como também é conhecido o evento) traz para Diadema dois nomes de peso da música negra do país: a sambista Leci Brandão e o rapper Happin’Hood.
Os shows acontecem na Praça da Moça, a partir das 13h, com entrada gratuita. Além dos dois ícones, o público também acompanhará uma série de outras apresentações, todas elas de artistas de Diadema.
Rap com samba
O show da cantora Leci Brandão deve passear por mais de quatro décadas de carreira que a consolidaram com um dos grandes nomes do samba nacional. Seu trabalho mais recente é o single “Refazendo a Cabeça”, disponível nas principais plataformas digitais desde fevereiro.
Rappin’Hood carrega trajetória semelhante, mas tem o rap como base de sua discografia – que em muitos momentos também flertou com o samba. Considerado um dos papas do gênero no país, o paulistano é autor de vários hits como Sou Negrão e Rap du Bom.
20 anos de história
Ausente no calendário da cidade em 2020 em função da pandemia, o Kizomba está de volta neste ano com programação bastante variada e que até o dia 3 de dezembro. O tema escolhido para 2021 foi “Orgulho, Luta e Resistência”.
A Festa da Raça, como é conhecida, já virou tradição na cidade e contempla uma série de ações que recuperam a história do gênero criado em Angola nos anos 50 e que se transformou numa grande celebração da cultura africana pelo mundo. Oficinas, palestras, shows, exposições, apresentações culturais e religiosas estão agendadas para acontecer em várias partes de Diadema.