Imunização segue indefinida no mês do cachorro louco

Vacinação pode ser feita em qualquer época do ano (Foto: Marciel Peres)

Agosto é conhecido popularmente como o mês do cachorro louco e, apesar do folclore e a tradição da vacinação ser sempre nesta época, as campanhas para combater a raiva ainda não têm data para começar. Assim, os donos de animais que esperam pelas iniciativas do poder público vão ter de aguardar. Um dos motivos da demora foi a reação adversa em 3,4 mil cães e gatos no ano passado. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a campanha só terá início quando for divulgado o calendário do Ministério da Saúde.

Segundo o Ministério, a campanha de 2011 irá priorizar primeiramente os Estados considerados de risco – Ceará e Amapá – para depois continuar a vacinação nos demais, como São Paulo, que não apresenta casos de raiva desde 2001.

Newsletter RD

Na região, Santo André, Ribeirão Pires, São Bernardo e Mauá também esperam a definição do calendário do MS e da Secretaria da Saúde do Estado para darem início à campanha de vacinação antirrábica. Diadema reitera que mantém o atendimento permanente de casos humanos e animais na rede municipal de saúde.

Apesar de ainda não ter confirmação do recebimento das doses de vacina, São Caetano foi o único município que definiu o período da campanha neste ano, prevista para 13 a 24 de setembro nos postos de saúde, das 9h às 16h30.

Prevenção
A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso dos animais com ‘sangue quente’, ou seja, cachorros, gatos e morcegos e é considerada a mais preocupante doença viral nestas espécies, já que para os animais não tem cura. Os humanos também podem contrair a doença através da mordedura do animal infectado. Caso a pessoa seja mordida, deve lavar o local com água e sabão e procurar um posto médico.

Os sintomas nos animais consistem em salivação excessiva, agressividade e espasmos. Já os humanos apresentam sintomas não específicos como mal-estar, dor de cabeça e febre. Casos em bovinos e morcegos, apesar de raros, podem contaminar os animais domésticos, segundo Anna Claudia Serrano, veterinária da clínica Dr.Coelho, em São Caetano.

Rafael Coelho, veterinário da mesma clínica, explica que a vacinação não precisa ser especificamente em agosto. “Outra recomendação é levar o animal ao veterinário antes da imunização, pois caso esteja doente a vacina perde o efeito”, diz o especialista. Cada dose custa entre R$ 15 e R$ 50. (Colaborou Larissa Marçal)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes