SP convoca 2.340 para qualificação profissional gratuita

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) de São Paulo começou nesta terça-feira (09/08) a convocar os primeiros 2.340 candidatos selecionados para fazer cursos de qualificação profissional gratuitos por meio do programa Via Rápida Emprego.

As aulas começam no dia 15 de agosto. Os candidatos selecionados deverão se inscrever até o dia 12 de agosto no local indicado pela carta de convocação enviada pelo governo. Os alunos receberão material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados que não recebem seguro-desemprego ou benefício previdenciário terão direito a bolsa auxílio no valor de R$ 120 mensais durante o período de duração do curso.

Newsletter RD

De acordo com o governo, 120 mil pessoas se inscreveram para o programa. Nesta primeira etapa, o governo abrirá 78 turmas em 71 municípios. Até o fim deste ano, 30 mil pessoas serão chamadas para 130 cursos em 401 cidades, em áreas como construção civil, comércio, indústria, prestação de serviços e agricultura. Em 2012, a meta é oferecer cursos para 125 mil pessoas e, até 2014, para 400 mil.

Inscrições podem ser feita por meio do site na internet www.viarapida.sp.gov.br. Para participar, é preciso morar no Estado de São Paulo, idade mínima de 16 anos e ser alfabetizado. Os cursos são realizados nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes