Os funcionários públicos da prefeitura de Mauá, estão insatisfeitos com o atendimento da Medical Health, o plano de saúde que tem contrato com a administração para atender os servidores. Clínicas credenciadas e laboratórios deixaram de atender pelo convênio e os beneficiários não estão conseguindo dar sequência a tratamentos. A Medical está de saída do município, pois uma nova licitação foi concluída, porém acabou suspensa por um mandado de segurança.
Servidora há 12 anos da prefeitura de Mauá, Sandra Bonfim diz que não consegue fazer os exames ginecológicos de rotina, que seu filho fez uma endoscopia e está com o resultado em mãos, mas não consegue marcar retorno médico. “Todos os funcionários estão reclamando, desde janeiro as coisas não funcionam bem, mas na última semana piorou de vez. A gente vai na clínica que atendia e não atendem mais, dizem que o repasse não foi feito por isso se descredenciaram da Medical Health. A gente não consegue nem especialista, nem onde fazer um simples exame de sangue”, relata. “Eles não nos atendem, mas o desconto no holerite vem normal”, completa.
A funcionária pública Camila (nome fictício pois a servidora teme represálias) disse que há tempos o serviço prestado pela Medical Health tem registrado problemas. “Isso não é de hoje, eu sempre tive dificuldades com o convênio, cheguei ao ponto de pagar médico particular e apenas fazer os exames pelo plano, mas ultimamente nem os exames de sangue a gente consegue fazer. Eu precisei de passar com ginecologista em setembro, disseram para ligar somente no dia 18 de outubro para marcar consulta para novembro; desisti. Postei essa situação no site Reclame Aqui, e a Medical respondeu lá dizendo que não houve descredenciamento, mas que estavam passando por uma reestruturação, mas a verdade é que as clinicas não estão aceitando, nem a emergência da Santa Casa está atendendo mais”, diz a servidora que tem o marido e a filha como agregados ao seu convênio. “O atendimento não tem, mas o aumento do preço teve, então aumentou o desconto enquanto o nosso salário não aumentou”, completa Camila.
O presidente do Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais) de Mauá, Jesomar Alves Lobo, diz que a situação é séria, e que já se reuniu com representantes da Medical para tentar uma solução mais de uma vez. Na segunda-feira (18/10) ele tem um encontro com o secretário de Administração e Modernização, Wagner Rubinelli. “A Medical tinha 50 a 60 clínicas conveniadas na região além do atendimento na Santa Casa. Houve uma suspensão dos pagamentos e cortaram o pagamento, mas o secretário me garantiu que isso já foi regularizado e as clínicas estão voltando a atender”, explicou Lobo.
O presidente do Sindserv avalia, no entanto, que a situação pode piorar ainda mais se a empresa vencedora da licitação assumir sem comprovar a sua capacidade de atender todos os servidores de Mauá. A vencedora foi a empresa Leader Assistência Médica e Hospitalar Ltda. “Temos certeza que o que está ruim vai ficar ainda pior, porque essa empresa não tem absolutamente nada aqui na cidade e, além disso, o valor que apresentou na licitação é irrisório, não dá para operar”, explicou.
O plano de saúde dos servidores atende hoje a 13 mil pessoas entre servidores da ativa e aposentados. Pelo contrato atual a prefeitura arca com 60% do valor do convênio e os 40% restantes é descontado na folha de pagamento. A Medical Health atua sob aditamento de contrato até o fim dos trâmites para que a nova operadora de saúde assuma a carteira do funcionalismo de Mauá. A Leader venceu o pregão eletrônico 034/21 que está suspenso. A Medical Health entrou com recurso questionando a capacidade de atendimento da operadora. Um mandado de segurança da 5ª Vara Cível de Mauá suspendeu o certame.
A prefeitura de Mauá não explicou até quando vai o aditamento do contrato com a Medical Health nem os valores pagos para a operadora, nem quanto foi o valor apresentado pela Leader para vencer a concorrência. Em nota, no entanto, a administração admite os problemas e diz que pressiona a empresa a prestar o atendimento aos servidores. “A Secretaria de Administração está ciente do caso após receber cerca de 30 reclamações por parte de usuários do plano de saúde. E, de ontem para hoje (dias 14 e 15/10) realizou duas reuniões com a empresa para que os atendimentos sejam normalizados — o que ocorreu nesta sexta-feira (15/10) — e os servidores não sejam prejudicados. Quem trabalhar na Prefeitura de Mauá e estiver com problemas de atendimento do plano de saúde deve entrar em contato com a Gerência de Recursos Humanos”.
O RD tentou contato com a Medical Health através de sua ouvidoria. Até o fechamento desta reportagem a empresa não havia se posicionado.