ABC - terça-feira , 23 de julho de 2024

SBC avança com a obra de drenagem no Jardim das Oliveiras que chega a 90%

Obras no Jardim das Oliveiras segue com várias frentes de trabalho. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

Após atingir nesta semana 90% das obras de drenagem concluídas, a Prefeitura de São Bernardo projeta para este mês o início de mais uma frente de trabalho no processo de descontaminação e melhorias na infraestrutura do Jardim das Oliveiras, desta vez, com o início da pavimentação de ruas e avenidas da região.  Aguardada por moradores do bairro há pelo menos 30 anos, a obra possui diversas frentes de trabalho para execução das obras de descontaminação e infraestrutura da região, com melhorias em pavimentação, drenagem e saneamento.

“Fiz questão de vim hoje, aqui para mostrar que nossas obras têm prazo para começar e terminar. E o avanço de mais uma etapa da transformação do Jardim das Oliveiras comprova isso’’, destacou prefeito Orlando Morando (PSDB) que, durante a vistoria, esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e do secretário adjunto de Transportes e Vias Públicas, Olímpio Eugênio.

Newsletter RD

Ao todo, estão sendo investidos R$ 35 milhões na execução dos trabalhos, em parceria com o Governo do Estado. Com o pacote de obras, a prefeitura irá encerrar um dos maiores dramas do local, ocupado na década de 1990, em área do antigo Lixão do Alvarenga. Nesta etapa é feita a colocação de 1.000 metros de microdrenagem, sistema condutor de coleta e condução da água pluvial até o sistema de macrodrenagem, que, além de retirar a água pluvial nas vias públicas, irá ainda evitar alagamentos, oferecer segurança aos pedestres e motoristas e evitar ou reduzir danos.

Com a conclusão deste processo, nos próximos dias, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas dará início à pavimentação e recuperação de 4 km de extensão de vias. Em uma das frentes de trabalho as equipes estão removendo lixo contaminado presente no solo da região. Nesta etapa, além da remoção deste material, o projeto prevê a implantação de sistema de controle e mitigação de gases. Para isso, será construído um sistema onde deverão operar 123 poços de extração de gases poluentes e 30 poços de monitoramento remoto. Nos serviços de saneamento básico, serão implementados ainda 11 mil metros de tubulação para a rede de coleta de esgoto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes