Moradores da região têm encontrado dificuldades para se vacinar contra a covid-19. Na última semana foram registradas filas na UBS do Jardim Mauá, em Mauá. Nesta segunda-feira (20/9), o Ginásio do Jardim Lavínia, em São Bernardo, teve grandes filas, a ponto de a Prefeitura ter de reabastecer o posto com mais vacinas para a imunização atender a todos.
A moradora de Mauá, C.R.S., diz que encontrou dificuldades para tomar a segunda dose da vacina na terça-feira (14/9) na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Mauá. Ela conta que chegou ao local às 14h e só conseguiu se vacinar uma hora e meia depois. “A organização não estava boa, ninguém controlava a fila, por isso as pessoas não mantinham distanciamento algum”, comenta. A moradora afirma que nos próximos dias deve voltar ao posto para vacinar o filho de 14 anos com a segunda dose da Pfizer e está preocupada com o que vai encontrar no posto. “Meu filho tem asma, então ele já entrou no grupo com comorbidades, preciso vacinar ele porque a escola tem forçado voltar com as aulas presenciais e como ele já tem esse problema nós o temos mantido em casa a pandemia toda”, explica. A moradora diz que aos sábados a Prefeitura poderia abrir todos os postos, e não apenas alguns para a vacinação, isso ia ajudar a diminuir o volume de atendimento nos postos durante a semana”, sugere.
Em nota, a Prefeitura de Mauá nega problemas. “Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, a UBS Jardim Mauá não registrou reclamações de usuários sobre demora na imunização. Caso o munícipe queira fazer uma reivindicação formal ele deve encaminhá-la para a Ouvidoria SUS pelo telefone 0800 760 9000 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@maua.sp.gov.br“, diz a administração.
O problema em São Bernardo foi gerado, segundo a Prefeitura, porque quem agendou a vacina se juntou àqueles que foram ao local sem agendamento. A moradora Tatiane Barbosa da Silva Leme, acompanhou a mãe e o padrasto, de 53 e 52 anos, respectivamente para tomarem a segunda dose da vacina. “Nosso atendimento estava agendado para as 14h, chegamos no horário certo e só conseguimos vacina às 15h30. Tinha gente lá que estava marcado para as 15h e a enfermeira estava informando que não sabia se ia ter vacina para todos, e olha que estavam agendados. Disseram para nós que estavam esperando vir vacina do Centro para nos atender”, explica a moradora, ao relatar que muita gente teve de aguardar fora do ginásio, porque estava lotado.
A Prefeitura de São Bernardo explicou o problema da mudança de endereço do posto que atende por livre demanda, sem agendamento. “A vacinação no Ginásio do Lavínia ocorre apenas de forma agendada. A vacinação, por livre demanda, de pessoas com doses atrasadas, de qualquer imunizante, foi remanejada para o Poliesportivo da Kennedy. Algumas pessoas ainda compareceram ao Ginásio do Lavínia, antigo local para a demanda, que foram absorvidas pela equipe de vacinação para completarem seu esquema vacinal, dada a importância da aplicação da segunda dose. Os postos avançados trabalham com as doses contadas, conforme a quantidade de pessoas agendadas, portanto, pelo excedente de pessoas sem agenda, houve necessidade de reabastecimento de vacinas, por parte da Vigilância, para atendimento de todos que estavam no local. A estratégia adotada pelo município de agendamento evita desperdício e preserva a qualidade dos imunizantes”, justifica em nota.