A sexta edição da campanha ‘Juntos por mais momentos’, promovida pela Coop desde o dia 3 de maio, encerra domingo (19/9). Na promoção, a cada R$ 30 em compras o consumidor ganha um selo, que acumulado, concorre a benefícios, como descontos em uma seleção de panelas e frigideiras antiaderentes da marca Zyliss. No entanto, a promoção gerou reclamação de cliente que, após coletar o número necessário de selos, não conseguiu a panela desejada.
Vânia Salvador colecionava selos desde o início da campanha e desejava trocá-los por uma frigideira alta de 28 cm. No dia 7 de setembro, após coletar 110 selos (número necessário para efetuar o resgate), a consumidora esteve na unidade da Coop da avenida Industrial, em Santo André, onde foi informada que o único modelo disponível era a frigideira de 20cm, a menor peça ofertada pela promoção. Vânia recorreu à outra loja da rede no bairro Alvarenga, em São Bernardo, mas recebeu novamente a informação de que o produto já havia acabado.
Vânia reclama que, embora Coop informe que a promoção é válida enquanto durarem os estoques, quando foi à unidade de Santo André faltavam ainda mais de 10 dias para o encerramento da campanha (19/9). “Além do meu caso, uma senhora, que estava presente no dia, havia juntado 150 selos. Ela também foi informada sobre a falta do produto que desejava e precisou pegar uma outra cartela para dividir os selos e conseguir resgatar dois produtos”, relata.
A consumidora conta que seu marido, responsável por fazer a maior parte das compras da família, relatou que nunca viu a frigideira de 28cm em exposição na loja. “Havia apenas imagens promocionais. A impressão que dá é de que não havia o produto de fato”, diz Vânia ao afirmar que saiu frustrada com a situação. “Na hora da compra perguntam se você quer completar o valor necessário para conseguir receber mais selos. Forçam você a consumir mais para não ter o produto depois”, enfatiza.
Vânia conta que, para não perder os selos que colecionou desde maio, resgatou a frigideira de 20 cm. “Mas não está certo, pois deixamos de fazer compras em lugares mais próximos de casa, e até mais baratos, por conta dessa promoção. Nunca mais corro atrás disso”, completa.
Coop
Em nota, a Coop afirma que, “muito embora todos os produtos dela tenham sido disponibilizados proporcionalmente para todas unidades, abastecidos na totalidade do estoque até o último dia de campanha, o seu sucesso fez com que alguns itens se esgotassem no seu período final. No dia 07/9, já havíamos entrado na penúltima semana de troca de itens, já sem distribuição de selos e infelizmente não temos a mesma disponibilidade de produtos assim como tínhamos no início e meio da campanha. Sentimos muito pelo eventual aborrecimento causado a alguns cooperados por não encontrarem o item que almejavam”.
Procon
Segundo o Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Santo André, apesar da grande procura dos consumidores pela promoção, foram disponibilizados os selos, automaticamente deverá haver disponibilidade dos produtos, para cumprimento da campanha ofertada.
Doroti Cavalini, diretora do Procon Santo André, informa que a oferta do produto deve conter informações corretas, claras, precisas e de fácil compreensão. “No regulamento faltou a informação mínima de quantidade de panelas que seriam disponibilizadas na promoção. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, a prática é abusiva e o consumidor pode exigir o cumprimento forçado da oferta. A orientação dada órgão é que o consumidor registre sua reclamação junto ao Procon da sua cidade. Com a denúncia recebida, a empresa reclamada será notificada para prestar esclarecimentos sobre a denúncia formulada”, afirma Doroti.