Cada vez mais as soluções para os problemas e respostas que se precisa está na palma da nossa mão, nos aplicativos acessados pelo celular. Os governos têm investido na digitalização dos processos e ainda há muito o que fazer, mas resultados já são vistos na economia de dinheiro e recursos. Segundo Gustavo Maia, CEO do Colab, empresa que possui uma das ferramentas mais usadas atualmente por prefeituras, a agilidade e a interação com a população são as maiores vantagens. Um exemplo é a resolutividade de 85% das demandas que chegam à Prefeitura de Santo André pelo aplicativo.
Maia participou do RDTv desta terça-feira (14/9) quando sobre a aceleração da digitalização de processos e o uso da internet nestes tempos de covid-19. Afirma que pandemia ajudou a sociedade a se digitalizar muito mais. Isso tem transformado o mercado de maneira geral e ajudado os cidadãos. Lembra que antigamente tínhamos de alugar filmes e hoje existem as plataformas de streaming, que podem armazenar uma capacidade enorme de filmes e se paga mais barato. “Para o setor público não tenho dúvida da economia que se faz. Estima-se que todos os anos a economia gire em torno de 1 trilhão de dólares, um valor absurdo que se economiza com novos serviços e possibilidades do governo atender a população digitalmente”, comenta.
Esse processo de transição do governo de papel e atendimento presencial e burocrático para o sistema digital tem avançado, diz Maia. “O Colab tem dois papéis, o primeiro é estar na mão da população como ferramenta com a qual a gente está acostumado, como os aplicativos bem simples, mas quando se relaciona com o governo isso costuma ser complicado, então o Colab tem um papel muito forte”, diz. E pelo outro lado, afirma, há o papel de se digitalizar as ações do governo para que a tecnologia seja colocada na mão do governante e este consiga ofertar para a população muito mais serviços e com mais qualidade. “É uma ferramenta para que a Prefeitura consiga ser mais ágil, prestar serviços, ter acesso a dados e, no fim das contas, prestar um serviço muito melhor para a população”, diz o CEO.
Segundo Gustavo Maia, um dos aspectos importantes do uso dos aplicativos pelos poderes públicos é a interação e a transparência e que é muito importante a interação, a transparência entre prefeituras e cidadãos. “Desde o início das redes sociais, que foram ferramentas que os governos começaram a entrar e ter um tipo diferente de interação, que a gente vê isso acontecendo, cada vez mais aplicativos e ferramentas pelo lado do governo e o Colab é uma dessas ferramentas”, afirma.
Exemplo de resultados é o próprio sistema de agendamento de vacinas contra a covid-19 que, não apenas evita filas e consequentemente transmissão de vírus, mas também ajuda no controle do governo. “Isso faz com que a população tenha uma segurança maior sobre qual é o dia, hora, qual o posto de saúde vai se vacinar e por outro lado o governo consegue ter uma previsibilidade muito maior e saber quantas doses de vacina devem estar em cada lugar. Esse é um tipo de serviço público em que ter o digital ajuda muito. O governo tem um serviço muito melhor e dá muito mais conforto à população”, explica Maia.
Aliás é na saúde que o Colab tem investido esforços para reduzir filas, por exemplo. “Muito me dói as pessoas esperando numa fila para pegar uma ficha para agendar consulta médica, hoje em dia dentro do aplicativo se consegue agendar uma consulta com o médico tanto presencial como pelo aplicativo o que acaba ajudando que esse serviço público seja prestado com mais velocidade”, exemplifica.
Usado por Santo André, o Colab apresenta resolutividade das demandas na faixa dos 85%. São questões urbanas, como buraco, iluminação e poda de árvore. “O índice de interação e de resposta beira os 100%. O governo é complexo, tem milhares de pessoas trabalhando ali e precisa dar uma estruturada nisso para que eles consigam desenvolver o trabalho e devolver isso para a população de um jeito melhor”, completa.