Paulo Serra não tem pressa para definir líder e diz que prefere Leite a Doria

Em entrevista ao RDTv nesta sexta-feira (10/09) o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) disse que as pautas de interesse do governo estão sendo bem encaminhadas mesmo sem um vereador que desempenhe oficialmente o papel de líder do governo desde a saída do vereador Jobert Minhoca (PSDB) da função, há duas semanas. Segundo o chefe do Executivo, outros parlamentares tem atuado no encaminhamento dos projetos e não há pressa para a definição do novo líder. O prefeito, considerado uma liderança no estado entre os tucanos por administrar uma cidade importante e uma das maiores de São Paulo, disse que na sua opinião pessoal prefere o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a João Doria, como candidato tucano na sucessão presidencial e também falou que é praticamente certa a candidatura da esposa, Ana Carolina Serra, a deputada estadual pelo PSDB.

Paulo Serra descartou mudanças no secretariado

Sobre a liderança do governo, Paulo Serra diz que a relação com a Câmara é muito pacífica e por isso não há pressa na definição do parlamentar que vai ocupar a função deixada por Minhoca. “A gente tem conversado com todos os vereadores, o clima na Câmara é muito tranquilo, muito pacífico, a gente respeita muito os posicionamentos e ainda não escolhemos. As votações estão se dando de maneira muito natural então a gente não tem pressa para escolher. A condução do processo está em boas mãos, o presidente Pedrinho Botaro (PSDB) tem feito esse trabalho e também outros vereadores. A gente deve escolher até o final do mês, mas sem pressa, não é uma prioridade para o governo”, declarou.

Newsletter RD

Paulo Serra também descartou mudanças no secretariado para colocar nome de absoluta confiança na liderança do governo. O coronel Edson Sardano, vereador eleito, mas hoje ocupando cargo de secretário de Segurança Cidadã, seria o nome cotado, mas o prefeito garantiu que essa mudança não acontecerá. “Não haverá nenhuma mudança (no secretariado), isso está descartado. Nós temos uma parceria muito boa, inclusive conversei com o vereador Minhoca, não tem nenhum resíduo sobre essa nova missão, essa nova fase do vereador que quer ter um pouco mais de liberdade para seus projetos futuros, mas numa sintonia total com a gestão”.

Serra afirma que Eduardo Leite é mais competitivo

Sobre o peso da sua influência no diretório municipal do PSDB sobre os pré-candidatos à presidência João Doria e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Serra revelou sua predileção pelo segundo, mas que não quer influenciar o posicionamento da instância municipal da sigla. “A posição oficial o diretório ainda não tem. O diretório é democrático, quem ouve mais erra menos. Pior do que não ter uma posição é ter sempre a mesma, eu nunca fui de ficar ali buscando espaço na fotografia com o (Geraldo) Alckmin, com o (José) Serra ou com o Doria, eu acredito muito mais na gestão, no conteúdo, nos bons resultados, na boa avaliação do governo e baseado nesses princípios que a gente vai ouvir os candidatos envolvidos diretamente nesta disputa. Eu tenho uma opinião pessoal, e considero o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, mais competitivo do ponto de vista da rejeição, baseado em números, mas isso não significa que o diretório de Santo André vai escolher baseado nisso. As pessoas que não querem nem Bolsonaro, nem Lula, e tudo leva a crer que são uma grande parte da sociedade, vão buscar um tom mais pacificador. É uma eleição de quem prega mais a paz, resultado e gestão, com menos exposição”, disse o prefeito.

“A última eleição, com o perdão da expressão, as pessoas estavam procurando mais uma pessoa com a faca nos dentes. Teve o problema da Dilma (Roussef), o Impeachment, a derrota do Aécio (Neves) lá atrás, então era um perfil mais agressivo e o Bolsonaro acabou traduzindo isso. Me parece que agora grande parte da sociedade quer fugir desse perfil mais bélico. Na minha opinião o Eduardo Leite reúne mais atributos nesse sentido, mas a gente vai aguardar para tomar essa decisão. Vamos ouvir vereadores, suplentes e filiados e até o dia 15 de outubro para Santo André definir esse posicionamento”.

Para o governo estadual, Serra também tem uma opinião pessoal, a de que o vice Rodrigo Garcia é o melhor nome dos quadros tucanos para a sucessão. “Ele é um dos grandes quadros do PSDB, hoje o Rodrigo efetivamente conduz a parte administrativa da gestão que tem predicados, que tem conquistas. O Rodrigo reúne, sem dúvida nenhuma, as qualidades para representar o partido, ele se inscreveu nas prévias para governador, não sabemos se terão outros candidatos no PSDB”.

PSDB x Bolsonaro

O prefeito andreense classificou como tardio o posicionamento do PSDB de fazer oposição ao governo Jair Bolsonaro. “Acho que agora não é hora de definir oposição ou situação é hora de pensar no Brasil. Aqui em Santo André cidade responde ao chamado da vacinação porque a gente ficou à parte dessa briga política do governador com o presidente, eu tentei blindar um pouco a cidade para que a gente não pagasse nenhum preço por isso, isso não reflete falta de posição, reflete compromisso com as pessoas. O PSDB, mais que ser oposição, deveria mostrar conteúdo, o que tem oferecer”, aponta.

Serra prefere acreditar que a demonstração de recuo de Bolsonaro após ataques a instituições democráticas, pode ser real e diz que espera a pacificação das forças políticas para o embate eleitoral em cima de propostas. “Esse recuo do presidente, eu acredito que seja para valer, sou otimista. A questão do voto impresso já sucumbiu, vamos disputar na proposta e o PSDB perdeu a oportunidade, o partido se posicionou tarde demais. O momento não é esse, era de ajudar na pacificação e no ano que vem apresentar alternativas de governo sobre como vamos solucionar os problemas colocados no país”.

Candidatura de Ana Carolina

Segundo Paulo Serra a candidatura de Ana Carolina é praticamente certa para uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSDB, mas, para cravar, ele prefere esperar a definição das regras da eleição. “Está praticamente definido pois ela faz trabalho brilhante no núcleo de inovação social, com o programa moeda verde, a confecção de máscaras, na distribuição do Merenda em Casa, as cestas básicas, ela já tem essa credencial que poderia levá-la a essa representatividade. Temos um desafio, não dá para uma cidade como a nossa, com 550 mil eleitores, não ter um deputado estadual que pode ajudar nos recursos. A cidade ainda tem muita coisa para resolver e uma candidatura como a dela pode nos ajudar. Ela não pode participar do pleito em 2024, eu também não posso e ela está se colocando. Possivelmente pelo PSDB, mas a gente vai avaliar até a regra do jogo ser votada”, finaliza o prefeito.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes