Energia solar é muito mais barata do que a convencional, aponta especialista

O início do nono mês de 2021 trouxe para o consumidor uma nova alta no preço da energia elétrica convencional e o receio sobre a possibilidade de um novo apagão. Ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (1/9) o cofundador e sócio-diretor da Blue Sol Energia Solar, Nelson Colaferro, relatou que a energia fotovoltaica pode ser uma opção para quem quer economizar na conta e ao mesmo tempo fugir dos problemas que ocorrem em tempos de longa estiagem.

Nelson falou sobre as vantagens de um sistema de captação de energia solar (Foto: Divulgação)

“Sem dúvida é um momento crítico, o Brasil está passando por uma escassez hídrica bastante importante, os nossos custos de energia estão muito altos, afetando o bolso de todos nós e o solar pode te trazer um certo conforto, porque você vai ter um gerador que vai te entregar nesse período uma energia muito mais barata do que a energia convencional. Então sob o aspecto de custo, para você economizar o solar seria a melhor opção. Se houver uma falta de energia nós ainda não temos no Brasil os marcos regulatórios e os equipamentos necessários para oferecer sistemas de armazenamento, mas isso está andando bem rápido”, explicou.

Newsletter RD

Atualmente a Blue Sol conta com mais de 300 colaboradores, somando a matriz e as franquias por todo o país. No total são 705 mil sistemas instalados que atingem 85 milhões de pessoas, quase o dobro da população de São Paulo, e conta com uma média de 2 milhões de novos clientes por ano.

Segundo Nelson, para que alguém possa ter acesso a um sistema deste é necessário um estudo para saber sobre a quantidade de luz solar que o local recebe e também o atual consumo de energia da casa, condomínio ou mesmo uma fazenda. A estimativa média de investimento em uma casa gira em torno de R$ 25 mil a R$ 35 mil, com a possibilidade de financiamento em algumas instituições financeiras.

O atual ponto da empresa e do setor é o debate sobre o marco regulatório que está no Senado Federal e se aprovado passará para a sanção ou veto presidencial. Para Nelson, com uma nova regulação, existe uma possibilidade cada vez maior de acesso ao sistema e a possibilidade de expansão para novas áreas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes