Em clima de recuperação de verba, UFABC faz congresso e celebra 15 anos

Após um início de ano com previsões sombrias, baseadas nos cortes de orçamento pelo Governo Federal, a UFABC (Universidade Federal do ABC) respira ares mais tranquilos com o seu orçamento praticamente recomposto. Resta ainda a recuperação de verbas para investimento, porém, para o reitor Dácio Matheus, o clima hoje é completamente diferente daquele verificado nos primeiros meses de 2021 e é neste clima mais otimista que a universidade realiza o seu 3° Congresso que tem como lema Construindo Trajetórias Transformadoras e que também celebra o 15° aniversário da universidade. O evento acontece de 13 a 24 de setembro, será totalmente online e aberto a participação da população em geral, não apenas da comunidade acadêmica.

“Estamos comemorando os 15 anos da UFABC e o objetivo é fazer uma reflexão sobre as trajetórias transformadoras e o papel da UFABC na região, no país e no mundo na produção de conhecimento e de ensino e pesquisa e extensão de qualidade. Teremos uma programação bastante intensa; são quase 50 eventos entre mesas, palestras e debates nos mais diferentes temas. Projetos de inclusão terão momentos importantes de discussão, como o da comunidade LGBTQIA+, da comunidade negra, dos refugiados, das pessoas portadoras de deficiência, ou seja, todas as políticas afirmativas que têm sido objeto de políticas de inclusão nas universidades brasileiras”, destacou Matheus.

Newsletter RD

As inscrições para o congresso são gratuitas e são feitas por painéis. Todos os eventos serão realizados de forma virtual e qualquer pessoa pode participar. As inscrições podem ser feitas no site. https://congresso.ufabc.edu.br/

Recursos

Segundo o reitor a UFABC como outros institutos federais se livraram do temor de cortes de orçamento acima dos 60%, conforme foi anunciado pelo Governo Federal no início do ano. “Aconteceram vários avanços, ainda não resolvemos toda questão do orçamento, mas de maio para cá a situação mudou bastante e favoravelmente. Em abril, tínhamos um orçamento reduzido em 18%, já na sua origem, na lei orçamentária, e além disso tínhamos 60% do orçamento bloqueado e dependendo de uma autorização legislativa, além disso o decreto de execução orçamentária dos 40% liberados estavam retendo 14%, ou seja, era uma situação extremamente complicada que não nos permitia vislumbrar a continuidade de vários de nossos serviços, mas houve uma mobilização a nível nacional e vários movimentos foram feitos junto ao parlamento e alguns movimentos foram se concretizando, o primeiro deles, em junho, foi a liberação dos 60%; no mês seguinte tivemos a liberação de 8% dos 14% que estavam bloqueados pelo decreto presidencial, e agora mais recentemente, na última semana, a liberação de 100% do orçamento aprovado para 2021”, elencou o professor Matheus.

O professor Dácio Matheus comemorou os resultados da mobilização nacional que culminou com a recomposição do orçamento da UFABC. (Foto: Reprodução)

“A situação mudou muito significativamente de maio para cá, resta ainda uma situação crucial que diz respeito a uma recomposição do nosso orçamento em dois aspectos, um é a recuperação dos recursos para investimentos, que foi vetado pelo governo federal, para aplicação nas obras, nos equipamentos, que são necessários para o funcionamento da universidade. E ainda tem os 16% de cortes no orçamento de 2021 que há expectativa de recomposição. Com isso, a situação que estava no sinal vermelho em maio, hoje eu diria que está no amarelo, não ainda no verde, porém conseguindo administrar os serviços até o final deste ano, mas sem nenhum recurso para iniciar o ano de 2022”, calcula o reitor.

Presencial

Dácio Matheus estima que as aulas presenciais na UFABC só devam ser retomadas em 2022. “Os professores e técnicos administrativos, por serem uma população mais jovem, foi imunizada mais recentemente, só estará com o esquema vacinal completo em outubro e os alunos terão a imunização completa entre novembro e dezembro. Agora estamos revendo nossos planos de retomada, mas ainda não temos condições de retomar a aula presencial. Nossa prioridade é a vida e a segurança da nossa comunidade. Trabalho com uma expectativa de atividades híbridas para o próximo quadrimestre, ou seja, o primeiro quadrimestre de 2022, mesmo porque o nosso quadrimestre ele já está todo planejado no formato remoto. Estando todos vacinados vamos estar mais seguros para avançar”, conclui Dácio Matheus.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes