OMS: covid pode se tornar endêmica, mas não com transmissão e alcance atuais

A covid-19 pode se tornar uma doença endêmica, que reaparece de tempos em tempos, afirmou a epidemiologista responsável pela resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia, Maria Van Kerkhove, durante sessão de perguntas e respostas nesta terça-feira dia 17. Ela, porém, descartou a possibilidade do coronavírus circular no nível de transmissão atual – e em todas as regiões do mundo ao mesmo tempo no futuro.

De acordo com a epidemiologista, o cenário da pandemia de covid-19 continua “muito desafiador” a nível global, algo que não deveria acontecer após tanto tempo de crise sanitária. “Não deveríamos estar nesta posição com as ferramentas que temos”, disse a cientista, ao criticar a iniquidade na distribuição de vacinas contra o coronavírus e o não cumprimento das medidas de segurança sanitária recomendadas pela entidade multilateral. De acordo com Van Kerkhove, mais de 4,4 milhões de infecções e 60 mil mortes por covid-19 foram reportadas à OMS na semana passada.

Newsletter RD

A alta transmissão do vírus, disse Van Kerkhove, ocorre também pela disseminação majoritária da variante delta do vírus. A epidemiologista diz que há evidência que sustenta a tese de que esta cepa, além de mais transmissível, aumenta o risco de hospitalizações entre os infectados. Não há, porém, dados que sugiram maior mortalidade entre aqueles que contraíram esta variante, segundo ela.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes