São Bernardo inaugura vagas de estacionamento exclusivas para autistas

Vagas exclusivas foram destacadas em quatro pontos da cidade (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

São Bernardo inaugurou, neste sábado (14), vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista em quatro pontos da cidade. A ação é resultado de esforço da Prefeitura, por meio das secretarias de Cidadania e Pessoa com Deficiência e Transportes e Vias Públicas, para promover a inclusão da população com autismo no município.

Secretário de Cidadania e Pessoa com Deficiência, Pery Cartola ressalta o pioneirismo da ação no ABC. “A vaga exclusiva é identificada com uma fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, e vem somar às demais políticas já implementadas em São Bernardo, como é o caso do cartão de identificação do autista”, diz.

Newsletter RD

Inicialmente, as vagas exclusivas foram destacadas em quatro pontos estratégicos da cidade, próximos a equipamentos que atendem pacientes autistas. São eles: Centro de Especialização em Reabilitação (CER), na Rua Warner, 300, bairro Anchieta; Centro Municipal de Equoterapia, na Avenida Wallace Simonsen, 1.750, bairro Nova Petrópolis; Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, na Rua Batuíra, 400, bairro Assunção; e Arte Psico, na Rua Paulo Di Favari, 716, Vila Caminho do Mar.

A medida foi elogiada por Sara Radis, mãe do pequeno Cesar, 7 anos, diagnosticado com autismo. “É um orgulho ver que a cidade onde moro leva esse assunto a sério e está comprometida em garantir os direitos dos autistas”, observa. Para Carola Flores Vilazon, mãe do também autista Rafael, 3 anos, as vagas exclusivas de estacionamento vão facilitar muito o dia a dia e correspondem a mais um passo importante no processo de desmistificação do tema.

Carteira municipal
Em outra ação prática que visa garantir a inclusão dos moradores com transtorno do espectro autista, São Bernardo criou, em 25 de junho, a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA). O documento, pioneiro no Grande ABC, assegura atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores acometidos pela síndrome no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social.

TEA – A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o transtorno do espectro autista (TEA) como uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. Estima-se que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes