ABC começa a distribuir doações para população em situação de rua

Número de desabrigados cresceu com a pandemia (Foto: Banco de Dados)

A drástica queda de temperatura somada ao crescente número de pessoas em situação de vulnerabilidade social faz com que a população abrace causa sociais como as tradicionais Campanhas do Agasalho. No ABC, as ações acontecem desde junho, e recolhem itens para proteger os desabrigados pelas ações sociais.

Devido a pandemia, São Bernardo não realizou sua Campanha de Inverno integralmente no ano passado. Assim, com reforço neste ano, os itens arrecadados têm sido entregues desde o início da campanha às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como munícipes atendidos nos serviços municipais.

Newsletter RD

As doações são levadas para as 25 entidades do terceiro setor que participam como ponto de triagem e entrega de doações, em diferentes territórios do município. Entre os itens, 5 mil cobertores novos foram recebidos e distribuídos até o momento.

Ribeirão Pires mantém campanha ativa até 28 de agosto. A entrega dos itens tem acontecido de acordo com as demandas apresentadas ao Fundo Social e, até o momento, a associação amigos de bairro da Quarta Divisão foi contemplada. O município espera atender, dentro do mapeamento de vulnerabilidade e famílias assistidas pelo executivo, o máximo de pessoas possíveis. Até o momento, pouco mais de 3 mil peças foram arrecadadas.

A campanha em São Caetano tem como público-alvo as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, e ocorre até 13 de agosto. Por conta da pandemia, a cidade tem sido recebidos cobertores, mantas, edredons e roupas novas. Os itens arrecadados começaram a ser distribuídos ainda em junho. Foram entregues cobertores para mais de 100 famílias e 500 foram destinados para atender as pessoas em situação de rua.

Mauá arrecadou 6 mil peças de roupas, 1 mil cobertores, 60 lençóis, 30 travesseiros e 100 kits de higiene durante a pandemia. Os itens são entregues diretamente à população necessitada através do Centro POP, cuja equipe de assistência social é ativa no atendimento às pessoas em situação de rua. Os itens que não atenderam a necessidade, são encaminhados para as seguintes instituições: Chácara das Flores, Interação, Sol da Esperança, Associação de Moradores do Jardim Salgueiro e Associação Comunitária em Defesa da Cidadania.

Em Santo André, a Campanha do Agasalho será finalizada em agosto. As entregas já começaram em entidades assistenciais, instituições cadastradas na Prefeitura e comunidades, além dos Centros de Referência, Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Até o momento, a Campanha apresenta um número menor de itens comparados ao ano passado. A cidade arrecadou 130 mil peças. Já em 2020, foram arrecadadas 152 mil peças nos pontos de arrecadação, e 50 mil peças nos drive-thrus solidários. A previsão é que cerca de 35 mil pessoas sejam beneficiadas.

Com prorrogação da data de encerramento da campanha, Diadema começou a entrega de itens coletados. A cidade possui 19 mil famílias em situação de vulnerabilidade e cerca de 200 moradores em situação de rua que estão aptos a recebê-las. Até esta quarta-feira (28), 10.800 peças de roupas foram arrecadadas, bem como 1080 pares de calçados. Destes, 7.400 peças de roupas e 780 pares de calçados já foram repassados à população. Além disso, os munícipes em situação de rua receberam 450 peças de roupa e 250 cobertores novos.

Procurada, a Prefeitura de Rio Grande da Serra não retornou até o fechamento desta reportagem.

Veja como realizar doações na região:

Até o momento, Santo André arrecadou um número de itens menor que no ano passado (Foto: Divulgação/Semasa)

São Bernardo

As pessoas podem levar suas doações nos sete pontos avançados de vacinação da cidade, localizados no Drive-Thru do Paço Municipal, Clube do Meninos (Rudge Ramos), Ginásios Poliesportivos Adib Moisés Dib, Riacho Grande, Jardim das Orquídeas e Vila São Pedro e Centro Esportivo do Jardim Lavínia, bem como na Loja Vazia, no São Bernardo Plaza Shopping. Os demais postos de arrecadação podem ser encontrados no site da Prefeitura (saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/onde-doar-).

Ribeirão Pires

Interessados em realizar doações podem se dirigir até um dos pontos de arrecadação espalhados pela cidade, ou direto na sede no Fundo Social de Solidariedade, localizado na avenida Francisco Monteiro, 2940, Santa Luzia, e dor cobertores novos ou em bom estado.

São Caetano

As doações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, em seis locais: Fundo Social de Solidariedade (rua Antônio Bento, 140, no Bairro Santa Paula; 11 4228-8930); Cras Gerty (rua Nelly Pelegrino, 930, Bairro Nova Gerty); Cras Fundação (rua Heloísa Pamplona, 316, Bairro Fundação); Fundarte (rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Oswaldo Cruz); Prefeitura (rua Eduardo Prado, 201, no Bairro Cerâmica); Câmara Municipal (avenida Goiás, 600, no Bairro Santo Antônio).

Mauá

Munícipes interessados em contribuir podem ir diretamente ao ponto de coleta, montado na Secretaria de Assistência Social. A Secretaria está localizada na rua Campos Sales, 289, Vila Bocaina.

Santo André

Os moradores podem ajudar com doações nos mais de 150 pontos de coleta espalhados pela cidade, Lojas Solidárias localizadas nos quatro shoppings do município, e no Banco de Alimentos do município.

Diadema

Roupas e cobertores em bom estado poderão ser doados em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade (veja a lista AQUI) e em outros equipamentos municipais, como o clube Mané Garrincha (rua dos Cariris, 195 – Piraporinha). As doações também podem ser feitas no Shopping Praça da Moça (rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro), nas escolas de idiomas Wizard (Praça Angelina de Mello, 32 – Centro / av. Dona Ruyce Ferraz Alvim, 1851 – Serraria / av. Casa Grande, 2.549 – Casa Grande/Piraporinha) e na Casa Rosada Materiais para Construção (av. Brasília, 780 – Jardim Paineiras).

Interessados em doar também podem levar os itens ao Fundo Social de Solidarieadade (rua Almirante Barroso, 160 – Vila Santa Dirce) e à Defesa Civil (av. Ulisses Guimarães, 3269 – Vila Nogueira), ou contatá-los para que as doações sejam retiradas em casa através dos números: (11) 4092-5340 (Fundo Social) e (11) 4072-9239 (Defesa Civil).

(Colaborou Gustavo Lima)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes