IR: tributação em 20% para lucros e dividendos está ‘bem aceita’, diz relator

Apesar da forte reação de empresários à taxação de lucros e dividendos, o relator da reforma do Imposto de Renda, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), acredita que a proposta está “bem aceita”. “Tributação de lucros e dividendos já está bem aceita, 20% todo mundo já assimilou. O mundo tudo cobra. O mundo cobra 40%, tem gente que cobra 50% e o Brasil vai entrar e agora com 20%”, disse o relator ao Broadcast. Como antecipado pelo sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o parecer mantém a taxação de 20% na distribuição de lucros e dividendos, isentos no Brasil desde 1996. Mas abre uma exceção quando a distribuição é feita entre empresas do mesmo grupo societário.

Celso Sabino também disse que manteve a isenção para os Fundos de Investimentos Imobiliários, em infraestrutura e na área logística. “Nos fundos de investimentos imobiliários, vamos manter a isenção”, disse ele. Segundo o deputado, o projeto vai isentar da tributação de come-cotas os fundos de infraestrutura, investimento do agronegócio, os Fundos de Investimento em Participações e todos relacionados à construção e ampliação da nossa plataforma logística nacional.

Newsletter RD

Sabino antecipou ainda em entrevista ao Broadcast que retirou do seu projeto a obrigatoriedade de empresas imobiliárias, de aluguéis, shoppings terem de pagar o imposto pelo lucro real. Essas empresas pagam pelo lucro presumido. Esse ponto foi um dos mais criticados pelo mercado no projeto original do governo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes