Formado em técnico de meditação e estudante de terapias, o morador de Mauá, Heber Melo, conhecido como ‘Elvis O Iluminado’, tem superado os desafios que a esquizofrenia e deficiência física na perna trouxeram para sua vida. Sem conseguir emprego há mais de três anos por conta do preconceito e do capacitismo, Melo encontrou na meditação uma saída para ajudar as pessoas, sobreviver e despertou, inclusive, inspiração para escrever um livro sobre técnicas com a água.
Em entrevista ao RDtv, o escritor explica que mesmo com tratamento, o distúrbio psíquico afastava oportunidades de trabalho por conta do preconceito. Mas foi em 2019, quando sofreu um acidente que afetou ainda mais seu capacitismo, que a situação piorou. “As pessoas pensam que quem tem esquizofrenia é perigoso ou louco, mas não sabem que a pessoa vive a vida como qualquer outro ser humano. Descriminam sem conhecer”, diz.
Melo ainda revela que por conta da nova reforma de previdência, desde que sofreu o acidente não ganha nenhum benefício do governo, e por conta disso precisou encontrar outras maneiras de ganhar dinheiro, sem um trabalho fixo. Foi aí que surgiu a ideia de encarar as ruas de Mauá e São Paulo para ajudar as pessoas com o desânimo, tristeza e cansaço do dia a dia.
“Sei que muitas pessoas tem estresse, raiva, medo e insegurança. Foi a partir disso e indo para as ruas que encontrei o que precisava”, diz Melo ao citar que em busca de fazer meditação para desconhecidos na via pública, foi possível que notassem sua existência e que repassasse seus conhecimentos. “Isso possibilitou com que conhecessem o poder da meditação e como ela pode ajudar as pessoas a vencerem seus medos, angústias e tristezas”, explica Melo, que nas sextas-feiras, sábados e domingos está na Av. Paulista (SP) e nos demais dias em Mauá, nos logradouros, viadutos ou no Centro para prestar o serviço.
Nos locais públicos, o escritor relata que chegou a ficar até quatro horas meditando e para somente quando é abortado por pessoas que tem interesse na técnica. “Só paro quando alguém pergunta ou quer aprender, aí falo com as pessoas. Também deixo uma placa com informações e sobre a venda do meu livro, que escrevi no ano passado sobre o assunto, e que também está à venda de forma virtual”, diz.
No livro Meditação da Água, o profissional ensina técnicas para que as pessoas possam praticar a meditação com técnicas novas em casa e se conectar com a natureza, mesmo nos dias mais corridos. “Desenvolvi a técnica com bases filosóficas da água, pois ela se adapta a qualquer coisa, não se opõe aos obstáculos, contorna, e às vezes temos que ser como ela, e se adaptar as circunstâncias da vida”, defende.
O livro está a venda no site: https://clubedeautores.com.br/livro/meditacao-da-agua