Arraiá da Vacinação de Mauá chega a vacinar 900 por hora

Fila de pessoas aguardando para vacinação deu a volta no Paço. (Foto: Redes Sociais)

A iniciativa Arraiá da Vacinação, da prefeitura de Mauá, realizado no paço municipal, atraiu um grande número de pessoas neste sábado (26/06). Com a proposta de vacinar o maior número de pessoas possível e preparação para ministrar até 10 mil doses da vacina contra a covid-19, o Arraiá movimentou o entorno da prefeitura com grande movimento de pessoas e carros. Segundo a prefeitura o movimento era esperado e no pico de maior movimento cerca de 900 pessoas foram imunizadas em apenas uma hora. Ao fim da vacinação a meta foi ultrapassada, foram 10.439 doses aplicadas em maiores de 40 anos.

O movimento assustou a moradora Cirles Silva, que até tentou pegar a fila no Paço, mas desistiu por conta do grande número de pessoas. “Tinha muita gente não dava para manter o distanciamento social”, comentou. Mesmo assim Cirles não deixou de se imunizar, foi até o posto do Jardim Mauá, e tomou a sua primeira dose da vacina da Pfizer. “Lá não tinha muita fila não foi tranquilo”, disse a moradora que no ano passado perdeu um irmão para a covid-19. “Ainda bem que as pessoas estão procurando a vacina”, completou.

Newsletter RD

Se para quem estava à pé a fila foi longa, quem foi de carro também enfrentou espera. A fila de carros chegou até próximo ao Rodoanel e à noite ainda havia muitos carros no Paço. A prefeitura de Mauá diz que a iniciativa foi um sucesso e explicou que já tinha previsão de movimento grande para o Arraiá, que foi montado no estacionamento da prefeitura, local em que, em anos anteriores, aconteciam nesta época festas juninas. Desta vez o movimento foi pela vacina. Até as 19hs, cerca de 8 mil pessoas já haviam se vacinado.

A dona de casa Celia Vieira da Silva, de 44 anos, estava ansiosa. “Vinha contando os dias para chegar a esse momento. Nem dormi direito. A vacina é vida”, comentou ela, ao lado do marido, Luiz Aparecido Aguiar. Como muitos munícipes, a diretora de ensino Simone Ferrari, de 44 anos, optou por ir ao ‘Arraiá’ na companhia de amigos. Ela compareceu à vacinação com o casal de vizinhos Alexandre Lisboa, de 43, e Carla, de 41. “Assim como eu, muita gente estava esperando por isso”, comentou.

A prefeitura está vacinando maiores de 40 anos. A campanha de imunização a este grupo etário continuará durante a semana nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 9h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira. Para ser imunizado é obrigatório o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, pois facilita e agiliza o atendimento e evita aglomerações. Também é necessário apresentar comprovante de endereço (serão vacinadas somente as pessoas residentes em Mauá), CPF e documento com foto (CNH ou RG). Pessoas com suspeita de covid-19 devem aguardar por quatro semanas após o surgimento dos sintomas para se vacinar. Quem teve febre acima de 37,5°C no dia ou nas últimas 24h também precisa adiar a aplicação. Aqueles que receberam a vacina contra a Influenza precisam respeitar o intervalo de 14 dias entre as doses.

Durante o Arraiá, também foi montado junto ao paço, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, um posto de arrecadação de alimentos da campanha ‘Mauá na luta contra a Fome’.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes