S.André vacina profissionais da educação com menos de 47, mas só municipais

Vacinação de profissionais da educação maiores de 18 anos no drive thru de Santo André. (Foto: Angelo Baima/PMSA)

Profissionais da rede municipal de ensino de Santo André com menos de 47 anos de idade começaram a ser vacinados neste sábado (05/06) contra a covid-19. A imunização será realizada durante o final de semana, em formato drive-thru, no estacionamento do Paço Municipal e no Estádio Bruno Daniel. Os profissionais das redes particular e estadual não foram inclusos.

Os trabalhadores receberam contato e foram informados de data, horário e local de vacinação. O Programa Nacional de Imunizações prevê neste momento vacinação apenas dos profissionais de educação (das redes pública e privada) acima de 47 anos. Santo André está vacinando com uma reserva técnica de 3.700 doses (com sobras de grupos prioritários), que permitirá imunizar todos os profissionais da rede municipal de maneira antecipada. A reserva técnica também é fruto do melhor aproveitamento das doses, que fizeram render até 12 aplicações em frascos com dez doses.

“Esta vacina foi muito aguardada, ainda mais porque estou gestante de 24 semanas. Receber a primeira dose traz maior segurança para mim e minha filha Paloma que está a caminho”, comemorou Marina Veiga, professora da creche Henfil, que foi acompanhada de sua mãe Marcia, de 67 anos, que também já recebeu a imunização em Santo André.

O casal Silvia Ferreira e Diogo Maurílio, profissionais da rede de educação municipal, recebeu a primeira dose da vacina neste sábado. “A palavra e o significado de vida representam muito este momento”, pontuou Silvia, que é professora da creche Demercindo da Costa Brandão, no bairro Camilópolis. “Para mim é poder trabalhar com mais segurança”, completou Diogo, que trabalha como servente na creche do Jardim Rina.

Para os profissionais das redes estadual e privada, continua valer a regra estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações, que prevê vacinação para trabalhadores que têm a partir de 47 anos. O objetivo da prefeitura também é imunizar os profissionais da educação abaixo de 47 anos das redes estadual e particular. Essa imunização, no entanto, depende da chegada de mais doses e ampliação da reserva técnica, hoje suficiente para imunizar os profissionais da rede municipal.

Comorbidades

Neste sábado, munícipes acima de 18 anos com comorbidades também começaram a ser imunizados, assim como pessoas com deficiência acima de 18 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Telma Maria Ferreira, de 57 anos, moradora do Parque Capuava, recebeu a imunização no drive-thru do Grand Plaza Shopping. “Essa vacina é a nossa salvação”, disse, emocionada, ao lado da filha Juliana que a levou para ser vacinada. “Estou mais tranquila, me sentindo mais segura”, desabafou Irislaine Ferreira, de 55 anos, que mora na Vila Palmares e tem diabetes Tipo 2.

Para se vacinar, é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. O sistema indica ao munícipe datas, horários e locais disponíveis para receber a imunização.

Receba diariamente o RD em seu Whatsapp
Envie um WhatsApp para 11 99927-5496 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.

Comentários