Ocupação dos leitos de UTI para covid-19 sobe para 66,7% no ABC

Cidades podem adiar volta às aulas com nova onda da doença (Foto: Divulgação)

Em pouco mais de um mês, a região contabilizou alta em mais de 20% no número de internações por covid-19. Dados contabilizados pelas prefeituras de cinco cidades do ABC revelam que 66,7% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospitais públicos estão preenchidos com pacientes internados em estágio grave da doença.

Até a segunda semana de abril, Ribeirão Pires computava 63% de ocupação nos leitos de enfermaria e 53% nos leitos de UTI do Hospital de Campanha. No entanto, após a flexibilização do Plano São Paulo e com aumento no número de diagnósticos, até a última sexta-feira (21/5), a cidade registrou 90% de ocupação na emergência e 45% na enfermaria.

Newsletter RD

São Bernardo, que possui 537 leitos destinados a pacientes com covid-19 – sendo 341 deles em enfermaria e 196 em UTI – está com 54,5% de ocupação dos leitos de enfermaria e 79,5% de ocupação nos leitos de UTI. Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica, atualizado neste sábado (22), ao menos nove pessoas morreram em decorrência da doença: uma mulher com 63 anos, outra de 65 anos e a terceira, com 79 anos; e seis homens, de 28, 48, 60, 70 e dois com 75 anos.

Dados divulgados pela Prefeitura de Mauá mostram que até a última sexta-feira (21/5), o Hospital Nardini contabilizava 60% de ocupação dos leitos de UTI, com 24 pacientes internados e outros 16 leitos livres. Já São Caetano, que até o começo da semana estava com 17% de ocupação nos leitos públicos, chegou a média de 57% de ocupação dos leitos de UTI, conforme aponta o prefeito em exercício, Tite Campanella.

Do total de 560 leitos que Santo André possui na rede pública exclusivamente para tratar pacientes da covid-19, 47% deles estão preenchidos por pacientes internados na UTI. Já na ala de enfermaria, 43% dos leitos estão preenchidos, 23% a menos do que no mês passado, quando 249 pacientes estavam internados.

Diadema e Rio Grande da Serra não informaram até o fechamento da reportagem.

Volta às aulas

Devido ao número de casos e a possibilidade de uma terceira onda da doença, o prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL), anunciou a suspensão da retomada das aulas presenciais na cidade. Segundo dados informados pela prefeitura, 50% dos testes feitos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) deram positivo para o novo coronavírus.

Outra medida anunciada pelo prefeito é que todos os profissionais ativos na área da Educação, tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais e particulares, serão vacinados a partir desta semana. Nas demais cidades do ABC, a previsão é que as aulas presenciais sejam retomadas a partir de junho, caso não haja alta no número de diagnósticos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes