Aula presencial se aproxima e vacinação de educadores para por falta de vacina

Prefeitura de São Bernardo está vacinando profissionais da Educação em ginásio. (Foto: Ricardo Cassin/PMSBC)

Desde o dia 9 de abril o governo do Estado incluiu os profissionais da área de Educação, com mais de 47 anos, no grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19, porém, passado mais de um mês, no ABC nem todos tiveram acesso a segunda dose do imunizante apesar de já terem se passado mais de 20 dias do início da imunização, que é o período indicado entre a primeira e segunda dose, no caso da Coronavac, imunizante mais ministrado. Falta vacina para todos e enquanto isso as cidades têm plano de retomar as aulas presenciais.

Mesmo com a dificuldade duas prefeituras informaram que já concluíram as duas fases da vacinação no grupo da Educação, São Caetano e Ribeirão Pires. A prefeitura de São Caetano sustenta ter vacinado 1.480 profissionais de Educação e que concluiria nesta terça-feira (11/05) a imunização deste público com a segunda dose. A prefeitura informou que até 26 de março 12 profissionais de educação faleceram em virtude da covid-19 e 145 foram contaminados. Na cidade as escolas particulares estão autorizadas a funcionar, com até 35% da capacidade, mas as municipais ainda não. “As municipais dependem de avaliação que é feita constantemente pelas Secretarias de Educação e de Saúde, para definir o melhor momento de retorno, por enquanto continuam as aulas remotas”, informou o Palácio da Cerâmica em nota.

Newsletter RD

A prefeitura de Ribeirão Pires vacinou 1.063 profissionais de educação com as duas doses da vacina  e concluiu a vacinação do grupo. A prefeitura informou também que a cidade registrou dois óbitos de profissionais da Educação residentes na cidade. O município informou também que tem como previsão o retorno das aulas presenciais somente em 1° de junho.

Espera

Em Diadema as aulas nas escolas particulares estão liberadas desde o dia 03/05, mas com restrições. As redes municipal e estadual só devem voltar no próximo dia 31. O município informou que ministrou 2.432 primeiras doses, mas a vacinação com a segunda dose do imunizante foi suspensa por falta de vacina. Foram apenas 101 segundas doses aplicadas. “A vacinação de segundas doses de Coronavac no município está suspensa provisoriamente a partir de hoje (11/05), e será reiniciada imediatamente quando o município receber nova grade. Para completar a imunização, é necessária a aplicação da segunda dose da vacina, ainda que o intervalo entre a primeira e a segunda doses ultrapasse a data de retorno anotada no cartão de vacinação”, diz nota da prefeitura. A cidade não informou quantos profissionais da área morreram ao se infectarem com a covid-19.

Em Mauá faltam 200 profissionais para receber a segunda dose. A prefeitura informou que 2.524 pessoas receberam a 1ª dose e 2.324 já tiveram a 2ª . “Estamos aguardando o agendamento de nova data para vacinar os profissionais da educação que não puderam receber o imunizante contra o coronavírus”. As aulas das escolas particulares de Mauá estão autorizadas desde o dia 3 de maio e as escolas públicas têm previsão de retorno às aulas presenciais no próximo dia 31. A cidade também não informou quantos educadores morreram vítimas da pandemia.

Em São Bernardo, a prefeitura informou que todos os profissionais da Educação, acima dos 47 anos de idade, já receberam a primeira dose e estão sendo vacinados com a segunda. “5.484 profissionais de Educação acima de 47 anos já foram imunizados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. A segunda dose da vacina segue sendo aplicada para este público-alvo no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib”, informa nota da administração municipal. A cidade também não contabilizou os profissionais da área mortos pela doença.

A prefeitura de Santo André disse que ministrou a primeira dose e a segunda doses em todos os educadores cadastrados. “Informamos que, até o momento, 4 mil profissionais da Educação foram vacinados no município de Santo André, sendo que a primeira dose foi aplicada em todos os que receberam o QR Code após cadastro junto ao Governo do Estado. Embora concluída esta etapa, seguimos com a vacinação aberta para aqueles que receberem o QR Code atrasado”, respondeu a prefeitura. De acordo com o mais recente decreto do prefeito Paulo Serra (PSDB) sobre este assunto, as aulas nas escolas municipais e estaduais estão suspensas na cidade até o dia 16 de maio. Em comunicado, a prefeitura informou que nesta semana irá avaliar novamente a questão e, com base nos indicadores da pandemia, definirá se haverá prorrogação da suspensão das atividades presenciais na rede pública de ensino.

A prefeitura de Rio Grande da Serra não respondeu aos questionamentos formulados pelo RD.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes