Mães vencem a batalha contra covid-19 e celebram a volta para os filhos

Para muitas famílias, o Dia das Mães deste ano (9 de maio) é mais especial, com abraços, amor e muita celebração à vida. Isso porque, apesar do momento de cuidado e de isolamento social, algumas mães que enfrentaram a luta contra a covid-19, podem, enfim, passar a data junto com à família e filhos, longe de hospitais, aparelhos respiratórios, leitos e máscaras de ar.

Caso da andreense Cristiane Rodrigues, que espera como presente, neste domingo (9), celebrar a data junto à mãe, Regina, e o filho Giovani, de 18 anos. Cristiane foi internada dia 23 de março, no Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia, em Santo André, onde passou 13 dias em tratamento, com covid-19. “Tive os primeiros sintomas uma semana antes de ser internada, quando comecei a tomar a medicação. Certo dia, comecei a sentir falta de ar durante o banho, e quando fui buscar ajuda, descobri que tanto eu como meu filho estávamos com o pulmão comprometido, eu com 50% e ele com 25%”, conta.

Newsletter RD

Apesar dos cuidados antecipados, Cristiane diz que apresentou piora no quadro clínico, o que fez com que ela fosse encaminhada para a semi-UTI (unidade de terapia intensiva) do hospital, e redobrasse a preocupação quanto ao estado de saúde do filho, deficiente auditivo. “Desde o princípio ele ficou ao meu lado, em um leito. Mesmo quando fui para a semi-uti, pedi que o levassem, porque apesar da máscara mantínhamos o contato por meio de libras, e era a única comunicação que ele conseguia ter no local”, explica.

Com a recente alta médica, Cristiane conta que o maior presente é voltar para a casa e aproveitar a família. “Hoje vejo que poderia ter ido e não ter voltado mais, assim como meu filho. A vida é um sopro, e esse Dia das Mães me mostra o quão importante é aproveitarmos cada instante do que temos”, diz.

A aposentada Márcia Helmer Bolzan também foi diagnosticada com a doença recentemente, dia 24 de abril. Conta que ficou cinco dias internada no Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia e por mais que o comprometimento do pulmão tenha ficado abaixo dos 25% e não tenha necessitado de UTI e nem oxigênio, ganhou nova oportunidade de vida. “Vejo como uma nova oportunidade de olhar pra mim, pra minha saúde e para minha família. Deus proporcionou uma cura que muitos não tiveram, e precisamos valorizá-la”, diz.

Márcia conta que, no período em que esteve internada, deixou a filha Giovanna, de 17 anos, em casa, e foi a pessoa que mais pensava no período de internação. “Minha filha mora comigo, então foi muito difícil deixá-la para ficar no hospital. Tive medo dela também manifestar a doença ou da minha agravar e eu não poder cuidar dela. Mas sempre tive fé no coração e sabia que voltaria para a casa”, relata, ao lembrar que neste Dia das Mães, valorizará ainda mais a família e a importância de ter os amigos a sua volta.

Danielle Máximo, também moradora de Santo André, deu entrada no Pedro Dell’Antonia com 50% do pulmão comprometido e com muita falta de ar. Conta que ela e seu filho Dominique, de apenas 2 anos de idade, tiveram a doença. “Comecei com sintomas parecidos ao de uma sinusite, isso por volta do dia 9 de abril do ano passado. No dia 12 comecei a ter tosse com falta de ar, me passaram medicamentos no pronto-socorro. No dia 19, quanto tive piora, fui para o hospital e fui internada”, lembra.

O pequeno Dominique ficou aos cuidados do pai, enquanto Danielle esteve internada com oxigênio a nível máximo para tratar a covid-19. “Quando senti que estava um pouco melhor, pedi para que o médico me tirasse do oxigênio. Nesse meio tempo estávamos aguardando o resultado do exame Swab (do cotonete), que saiu no dia 24 e acusou resultado negativo. Como eu estava melhor, tive alta no dia 24, mas fiquei muito mal”, conta.

Durante o período em que esteve internada, Danielle diz ter recebido cartas do marido e desenhos do filho, que impulsionaram sua melhora. “Aquilo fez com que eu tivesse ainda mais vontade de melhorar. Eu lembrava da minha mãe dizendo ‘se cuida pra melhorar logo’, e me ajudava a ficar melhor e amenizar, inclusive, minha ansiedade”, lembra.

Especialmente para este Dia das Mães, Danielle conta que irá lembrar de agradecer e de celebrar não só o dia, mas todos os momentos por estar com saúde e com sua família. “Aprendemos com tudo isso que celebrar está em todos os momentos, aliás, nunca sabemos se estaremos aqui amanhã ou não”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes