*Coluna do INSS
Atualmente, a maior parte dos serviços do INSS (mais de 90) está disponível pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). Sem precisar ir a uma unidade do INSS, a pessoa pode solicitar benefícios, como aposentadorias e pensões, além de obter extratos de contribuições (CNIS) e comprovantes de pagamento de benefícios e para fins de imposto de renda, entre outros.
Se o segurado precisar apresentar documentação complementar, o INSS faz a convocação (cumprimento de exigência) por e-mail, SMS ou carta. O segurado pode anexar o documento pelo Meu INSS. Outra opção é agendar a entrega de cópia da documentação numa urna na entrada das agências do INSS (Exigência Expressa). O agendamento pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e as urnas ficam disponíveis das 7h às 13h.
No caso do serviço Exigência Expressa, o segurado pode verificar, pelo telefone 135, qual a documentação que precisa apresentar e como preencher o envelope. As cópias devem ser simples, legíveis e sem rasuras, e não serão devolvidas. Depois de escaneadas e inseridas no sistema, elas vão ser destruídas e, por isso, não devem ser entregues documentos originais. O serviço Exigência Expressa não pode ser utilizado no caso do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
O acompanhamento do processo pode ser feito também pelos canais remotos. De acordo com a opção do segurado, ele vai ser informado do andamento do processo por carta, e-mail ou SMS.