Apoio fiscal e vacinação determinam rápida recuperação dos EUA, diz Powell

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, comentou que “medidas fiscais, rápida vacinação e a política monetária” são fatores que determinam a acelerada recuperação do nível de atividade nos EUA, que, segundo o Fed, deve crescer 6,5% neste ano.

“Contudo, a recuperação nos EUA ocorre de forma desigual, pois há ainda 8,5 milhões desempregadas e a taxa de desemprego está perto de 20% para pessoas no quartil de menor renda”, destacou Powell.

Newsletter RD

De acordo com o presidente do Fed, o coronavírus “não respeita fronteiras e não estaremos protegidos enquanto todo o mundo não estiver vacinado.” Ele ressaltou que ‘há risco nos EUA, pois casos de covid-19 estão subindo e podem atrasar a recuperação” do país.

Jerome Powell ressaltou que a “compra de ativos pelo Fed continuará enquanto não ocorrer claro progresso de objetivos do Federal Reserve”, que são a máxima geração de emprego possível e taxa de inflação média de 2% em 12 meses.

Ele referiu-se ao programa de aquisição que compra mensalmente US$ 120 bilhões em títulos do Tesouro americano e ativos financeiros atrelados a hipotecas de imóveis. Os comentários foram realizados em evento que ocorre no contexto da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes