Quem passa diante de agências bancárias, principalmente na parte da manhã, pode até esquecer que o Estado está na fase emergencial do Plano São Paulo, aquela com maior restrição de circulação de pessoas nas ruas. Filas enormes em frente às agências, sem qualquer controle quanto ao distanciamento social, são comuns. Na avenida Marechal Deodoro, em São Bernardo, que concentra várias agências bancárias, é um exemplo de filas em todos dos bancos desde o início da semana. As instituições sustentam que obedecem as normas sanitárias e que há controle das filas, em contraste do que tem ocorrido nas ruas.
Na região pelo menos duas instituições financeiras já foram multadas pelas prefeituras. Em São Caetano uma lotérica foi autuada pela prefeitura. A administração explicou que o estabelecimento não obedeceu às orientações. ”A Vigilância Sanitária, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), tem feito a fiscalização de filas e aglomerações à porta de estabelecimentos. A orientação é que haja distanciamento de cerca de 1,5 metro entre as pessoas. Na maior parte dos casos, os fiscais orientam os responsáveis pelo estabelecimento”, informou a prefeitura em nota.
O outro caso aconteceu em Ribeirão Pires, onde a Prefeitura informa que a GCM tem orientado as filas. “A Prefeitura está atenta a essa questão, porém, como trata-se de início de mês, período de pagamento de aposentados e pensionistas, a demanda diária de pessoas que se dirigem às instituições é intensa. A GCM tem tentado ajudar, disciplinado as filas e orientado os cidadãos”, informa a Prefeitura, que apontou também que uma instituição foi multada por burlar o decreto de funcionamento durante o feriado. Trata-se de um banco de empréstimo pessoal cujo nome não foi divulgado.
Diadema não fiscalizava esse tipo de situação de filas nas agências, mas diante da constatação desta última semana informou que passará a atuar junto aos bancos. “A fiscalização não priorizou agências bancárias e lotéricas, mas vai rever essa postura junto a esses estabelecimentos”, diz a administração.
São Bernardo informa que, desde abril do ano passado, por meio de decreto estipulou regras sanitárias a serem obedecidas por agências bancárias e lotéricas. ”O controle de acesso deve ser feito por funcionário designado exclusivamente para esta função. Além disso, deve haver demarcação com espaçamento de dois metros entre os clientes. Atualmente, a GCM e as equipes da Vigilância Sanitária são responsáveis por realizar a fiscalização. As ações ocorrem diariamente de forma preventiva ou por meio de denúncias recebidas pelo telefone 153 da GCM. Estabelecimentos que não obedecerem às regras são notificados, podendo até receber auto de lacração”.
Santo André informa que realiza constantes operações integradas de fiscalização, por meio da Operação Comércio Responsável e que está ciente da situação, porém nenhuma instituição foi multada. “De segunda-feira (05/04) até esta quarta-feira (07/04), diversos estabelecimentos receberam orientações, mas não houve registro de multas e interdições”, informou em nota.
As demais prefeituras de Mauá e Rio Grande da Serra não responderam aos questionamentos do RD.
Bancos
Os bancos relataram horários diferenciados para atendimento. ”Os aposentados e pensionistas possuem acesso uma hora antes do público geral e podem realizar suas transações bancárias das 9h às 10h. Para os demais clientes, as operações são realizadas das 10h às 14h. O banco também tem instruído os clientes a manterem entre si a distância mínima de um metro, por meio de demarcações e orientadores de fila. Além disso, o Itaú orienta que os clientes priorizem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços”, informa o Itaú/Unibanco.
Da mesma forma o Santander informa que tem orientado por meio de seus canais de contato com clientes, o uso preferencial dos atendimentos digital e telefônico. “Trabalhamos com protocolos de segurança em nossas agências, no entanto, a natureza essencial de nossa atividade nos obriga a ter um contingente mínimo de trabalhadores nos locais. Como medida para reduzir a exposição e proteger nossos funcionários, o atendimento ao público será reduzido até as 14h, todos os dias, e as redes locais fecharão algumas unidades”, informa.
Nota do Bradesco também destaca os canais digitais. “É importante ressaltar que a melhor opção no momento atual é sempre o atendimento por meio dos canais digitais. Os funcionários do banco estão orientados a organizarem o atendimento nas Agências e nas salas de autoatendimento de forma a evitar concentração de pessoas no interior dos ambientes, preservando a recomendação de manter distância mínima, embora possa ocorrer pontualmente situações não usuais em função de eventuais concentrações de fluxo”.
A Caixa, que além do atendimento bancário faz pagamento de benefícios como o Auxílio Emergencial também citou a abertura em horário diferenciado – uma hora antes e afirma que há controle nas filas. “É feita triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade, somado a isso, o banco mantém a sinalização e delimitação do piso externo das agências, além de recepcionistas e vigilantes externos contratados que auxiliam na organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas. Todas as unidades contam com fornecimento gratuito de álcool em gel, orientações e sinalizações para distanciamento social entre clientes e empregados, e uso obrigatório de máscaras”
O Banco do Brasil também garantiu, em nota, que há controle das filas. “Desde o início da pandemia, as agências do BB têm realizado triagem para o acesso às salas de autoatendimento ou ao seu interior, com a autorização de acesso limitada à capacidade do espaço disponível em cada unidade e de forma a garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa recomendado pelo Ministério da Saúde e por decretos locais. Nas unidades, também é feita a medição de temperatura e disponibilizado álcool em gel para clientes e usuários. O fluxo de clientes nas agências normalmente é maior nos primeiros dias de cada mês, em razão dos pagamentos de salários do setor público e iniciativa privada, além do pagamento dos beneficiários da Previdência Social. O Banco do Brasil informa que não registrou tumultos em suas agências do BB para os período e região indicada. Desde o final de março, as agências passaram a operar das 10h às 14h. Em algumas praças, o atendimento começa mais cedo, às 9h, exclusivamente para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pagamento de benefícios do INSS”, informou o banco.