Agora é oficial, o Governo do Estado (por intermédio da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a Metra assinaram o contrato de parceria até 2046. Na edição deste sábado (27/3) do Diário Oficial do Estado foi oficializado a concessão no valor de R$ 22,6 bilhões que englobará o Corredor ABD, as linhas intermunicipais da área 5 e o projeto do BRT (Bus Rapid Transit) para o ABC.
A assinatura foi feita no dia 23 de março, mas foi oficializada neste sábado com sua publicação. O valor exato é de R$ 22.606.486.668,96 pelos próximos 25 anos. Assim a Metra passará a ter o controle total dos modais intermunicipais da região com a Capital.
Nesta semana já havia ocorrido a oficialização da empresa para liderar o projeto do BRT-ABC, proposta que substituí a extinta linha 18-Bronze, o monotrilho que ligaria a estação Tamanduateí com o ABC. O novo projeto, ainda sem data exata para iniciar suas obras, fará a ligação do terminal Sacomã com São Caetano, Santo André e São Bernardo. São cerca de 20 estações neste novo corredor.
A Metra também será responsável por 85 linhas intermunicipais de ônibus da área 5 que envolve as sete cidades do ABC e a Capital. Neste caso existe a possibilidade de sublicenciar essas linhas para outras empresas.
A empresa são-bernardense está no comando das linhas do trólebus desde 1997. São 33 quilômetros do corredor que passa por Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema, e que também engloba a ligação com os bairros Jabaquara (zona sul) e São Mateus (zona leste), na Capital. São nove terminais gerenciados pela EMTU e que contam com as linhas da Metra. Além disso, comanda as linhas municipais de São Bernardo a partir do Grupo ABC.
Dos projetos intermunicipais para a região o único ainda sem qualquer “dono” é a linha 20-Rosa, o metrô que fará a ligação da Capital com São Bernardo e Santo André, e que também ajudará na mobilidade de São Caetano. Neste caso ainda é necessário finalizar os primeiros estudos para a proposta.
O pacote de investimentos na área de transportes do ABC foi anunciado em 2019 pelo governador João Doria (PSDB) que quebrou o contrato com o Consórcio VemABC para a obra do monotrilho da linha 18-Bronze que já tinha investido R$ 5 milhões no projeto que não foi adiante devido aos problemas financeiros para consolidar as desapropriações necessárias para o modal.