Norte-americanos começarão a receber cheques do pacote fiscal já no fim de semana

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os americanos elegíveis para receber os cheques previstos no pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão, sancionado nesta quinta-feira, 11, pelo presidente Joe Biden, começarão a receber os primeiros depósitos do benefício já neste fim de semana.

A nova rodada de estímulos, aprovada sem apoio bipartidário no Congresso dos Estados Unidos, é alvo de críticas de republicanos, que alegam que o projeto é muito caro e pode frear a economia americana a longo prazo por conta do aumento do déficit da dívida pública.

Newsletter RD

Em resposta, Psaki questionou porque os gastos não eram tão preocupantes quando “cortes em impostos estavam sendo dados a setores mais ricos da população americana”.

Mesmo assim, a porta-voz da administração Biden disse que a Casa Branca ainda está aberta a trabalhar de forma bipartidária no futuro.

Relações exteriores

Psaki disse ainda que o secretário de Estado americano, Tony Blinken, e o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, vão conversar sobre a relação econômica com a China, em reunião com oficiais do país asiático que ocorrerá na semana que vem. “Áreas de oportunidade” e maneiras pelas quais os EUA e a China poderiam “trabalhar juntos” no futuro também serão discutidas na reunião, afirmou.

A porta-voz ainda citou outros tópicos a serem levantados pelos americanos no encontro, como abusos aos direitos humanos cometidos pelo Partido Comunista chinês e a transparência de Pequim com relação à pandemia de coronavírus.

Quanto ao conflito com o Irã, Psaki afirmou que é vital que os EUA usem de diplomacia para evitar que Teerã consiga mais armamento nuclear.

A porta-voz disse que a Casa Branca se mantém “muito próxima” de Israel e de outros parceiros europeus para tratar do assunto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes